Translate

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tortini di Cioccolato ou Petit Gateau


O Tortini di Cioccolato con Cuore Fondente ou Petit Gateau é uma tentação de chocolate, assado, fácil e rápido de fazer, que faz presença em qualquer ocasião.



Ingredientes
80 g de manteiga à temperatura ambiente
10 g de cacau em pó
150 g de chocolate em barra meio amargo
20 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 ovos inteiros
1 gema
baunilha
90 g de açúcar confeiteiro
manteiga e cacau para cobrir as forminhas
açúcar de confeiteiro para pulverizar



Modo de Preparo
1. Colocar numa tigela de vidro ou inox o chocolate em barra picado e a manteiga. Levar ao fogo uma panela com 2 dedos de água e deixar ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate ( tem que encaixar sem deixar buracos para não escapar vapor ). Assim que o chocolate derreter, misture com a manteiga usando uma espátula. Quando ficar liso,desligue o fogo.
2. Enquanto derrete o chocolate, colocar em outra tigela os ovos ( 2 inteiros + 1 gema ), a baunilha ( algumas gotas ), o açúcar e a pitada de sal. Bater com batedeira até obter um creme claro e denso ( cerca de 10 minutos ). Faça isso enquanto o chocolate derrete.
3. Retirar o chocolate derretido do fogo e adicionar aos poucos ao creme batendo sempre. Por último juntar a farinha e o cacau em pó peneirados.
4. Untar as forminhas com manteiga e pulverizar cacau em pó. Colocar o creme nas forminhas enchendo só 3/4 delas ( deixe um espaço porque o bolinho cresce ). Colocar as forminhas em uma assadeira.
5. Levar ao forno à 180º por 13 a 15 minutos ( não mais que isso ). Tirar do forno, esperar uns segundos e virar nos pratinhos de servir.
6. Pulverizar com açúcar de confeiteiro usando uma peneira de malhas finas.

DICA: O segredo desta sobremesa está no ponto de cozimento, que não pode ser muito prolongado para não se perder o efeito do chocolate derretido de dentro da tortinha. Por se assar em poucos minutos, aconselho provar uma tortinha ante de tirar todas do forno ( prove quando der 13 minutos de forno ). Assim testará o calor do seu forno, pois nem todos funcionam com tempos iguais de cocção.
Pode ser servido com uma bola de sorvete de creme ou com framboesas e creme chantilly ou com uma simples folhinha de hortelã.
Quando pulverizar o bolinho com açúcar, deixe cair açúcar no pratinho também.
rendimento: 4 porções

4 comentários:

  1. Nossa, muito fácil de fazer e parece ser excelente. Vou me aventurar...rs

    ResponderExcluir
  2. Oi...não é difícil. Faz e posta aqui o resultado. Se gostou, se tem algum toque a mais que descobriu ao fazer...cada mão é diferente e pode ser que descubra coisas que eu ainda não sei, como quantidade, tempo, utensílios que usou, forno....qualquer coisa faz diferença. Dúvidas, é só perguntar que estou aqui pra somar. Cozinhar é uma eterna troca e este é o intuito do blog...plantar e colher. Bjs da Zela

    ResponderExcluir
  3. Olá Zela,
    Meu nome é Alan Marinho, sou escritor, sou seu conterrâneo (Niterói) e estou providenciando o necessário para entrar no ramo de ("Quiosque-shopping-chocolate etc"). Estou a procura de cursos para o meu pessoal e gostaria de saber se tenho alguma chance de você ministrar algo para a minha turma? O valor do seu serviço combinamos? meu email para contato é alan@nitnet.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alan seja bem-vindo ao meu blog. Tem chance sim e podemos conversar. Além de Chef sou nutricionista e trabalhei durante 20 anos com controle de qualidade em restaurantes. Portanto, posso te dar um apoio não só do ponto de vista gastronômico como também no de qualidade.
    Te enviarei um e-mail pra podermos conversar melhor e chegarmos a um acordo sobre oque quer e oque tenho a oferecer.
    Abç
    Zela Brum

    ResponderExcluir