Translate

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Peras ao Chocolate



Peras ao chocolate é uma receita tradicional da França muito fácil de ser preparada e deliciosa!! É o encontro de dois ingredientes muito doces, mas ao mesmo tempo bastante diferentes do ponto de vista do sabor: a pera e o chocolate.



Ingredientes
4 peras
300 g de chocolate meio amargo
casca de 1 limão
50 ml de vinho branco moscato
1 copo pequeno de vinho marsala
200 g de açúcar
1 a 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo
1. Descascar as peras, partir em 2 e retirando a parte fibrosa que fica no meio da pera e as sementes.
2. Numa panela levar ao fogo o açúcar, o vinho moscato, 1/2 copo de água e a casca de limão. Colocar as peras neste caldo e deixar cozinhar por pelo menos 15 minutos. Durante este processo pode-se controlar o nível de cocção das peras espetando um palito ou garfo nas mesmas tendo cuidado para não despedaçar.
3. Retirar a panela do fogo e deixar as peras esfriarem dentro da calda.
4. Começar a preparar a calda de chocolate. Numa tigela de vidro ou inox, quebrar o chocolate, juntar a manteiga e o marsala e levar ao banho-maria até derreter e formar uma calda homogênea.
5. Arrumar as peras em um prato ( 1 pera/pessoa ou 2 pedaços/por pessoa ) e cobrir com a calda de chocolate. Poderá ser servido quente ou frio.




DICA: as peras podem ser cozidas inteiras. Para isso basta descascar e colocá-las inteiras na calda. Estas peras devem ser servidas inteiras no prato banhando as mesmas com a calda de chocolate. É bom lembrar que se optarem por cozinhar as peras inteiras, o tempo de cocção vai aumentar um pouco. Particularmente, eu prefiro trabalhar com as peras partidas em 2 ou em 4, pois assim proporciona um prato mais bonito. Depois de cozidas, corto em fatias e as disponho sobre uma cama de calda de chocolate, faço alguns riscos com a calda de chocolate em volta, decoro com uma folhinha de hortelã, uma cereja.....e pronto....essa seria a versão mais "chic" para servir esta sobremesa. Usem a criatividade e BON APPÉTIT!!!!
rendimento: 4 porções




Nenhum comentário:

Postar um comentário