Translate

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Terrine de Legumes


Os patês são elaborados de diversas formas, por isso é comum ser encontrado em duas famosas versões: patê e a terrine. O patê é pastoso, mais homogêneo. A terrine é assada e é fatiada. Terrina ou terrine é o nome em francês dado a uma vasilha funda, com tampa, refratária e geralmente de cerâmica. Os pratos preparados nessa vasilha levam o mesmo nome. Confunde-se Terrine com patê pelo fato de que um dos clássicos preparados com o foie gras (fígado de ganso) é preparado na terrine, são os fígados temperados com sal, pimenta-do-reino, enriquecida com fatias de trufas negras, regados com vinho Sauternes ou vinho do porto. Os fígados são apertados na terrine e cozidos em banho-maria. Depois de frio pode-se retirar da terrine e fatiar, e a consistência fica parecida com a de um patê. Na verdade, a terrine não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar. Terrine é a forma em que o patê é assado, pode-se preparar terrine de quaisquer ingredientes não resultando necessariamente em um patê. Pode-se, por exemplo, preparar uma Terrine de legumes e não será um patê. Os dois são muito deliciosos.

Ingredientes
2 pimentões vermelhos
2 pimentões amarelos
1 berinjela grande em tiras
1 abobrinha média em tiras
6 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa, em fatias finas
1/2 xícara de chá de uvas-passa
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 2/3 xícara de chá de suco de tomate
2 colheres de sopa de gelatina em pó
Folhas de manjericão

Modo de Preparo
1.Lave os pimentões sob água corrente e unte com óleo. Coloque numa assadeira e leve ao forno médio (180 graus) por 30 minutos ou até que a casca comece a queimar.
2. Lave as abobrinhas e a berinjela sob água corrente e corte em fatias finas, no sentido do comprimento.Unte uma assadeira com azeite e coloque as fatias de berinjela e abobrinha. Regue com mais azeite e leve ao forno por 20 minutos ou até que as fatias comecem a murchar.
3. Retire os pimentões do forno e embrulhe em filme plástico para que a pele se desprenda mais facilmente. Corte os pimentões ao meio e retire as sementes. Corte cada metade ao meio novamente. Com a ajuda de uma faca, retire a pele dos pimentões. Reserve.Leve uma frigideira ao fogo baixo para esquentar.
4. Acrescente o azeite, a cebola, a uva-passa, a pasta de tomate e o vinagre. Refogue por 10 minutos, mexendo sempre ou até que a mistura comece a caramelizar. Retire do fogo e deixe esfriar.
5. Coloque o suco de tomate num recipiente e polvilhe a gelatina. Espere hidratar e leve ao banho-maria para dissolver. Mexa com uma colher e retire do fogo.
6.Unte uma forma para terrine com óleo. Cubra toda a forma com filme-plástico, deixando uma margem, de 3 cm para fora da forma, de plástico.
7. Coloque uma camada de pimentões vermelhos no fundo da terrine. Jogue um pouco de suco com gelatina sobre os pimentões. Coloque uma camada de berinjela, outra de abobrinha, outra de pimentão amarelo e outra da mistura de cebola. Jogue um pouco mais de suco. Faça mais uma camada com os legumes restantes e finalize com os pimentões vermelhos. Cubra com o suco de tomate restante. Bata a forma, levemente, contra uma superfície dura para retirar as bolhas de ar. Cubra com filme plástico, leve à geladeira por no mínimo 6 horas ou até que a gelatina fique firme.
8. Desenforme a terrine, puxando pelo plástico. Corte em fatias, enfeite com as folhas de manjericão e sirva a seguir.
rendimento : 8 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário