Translate

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Omelete



Até um simples omelete tem seus segredos. Na hora de fazer uma omelete, alguns truques podem fazer toda a diferença, como utilizar manteiga clarificada, fritar a omelete no fogo médio e levá-la ao forno por dois minutos antes de servir. Faça com queijo ou cogumelos salteados, decore com ervas finas and enjoy!!!!!
Essa receita está aqui à pedido da minha prima Jaline que se não conseguir fazer eu ensinarei pessoalmente..rs. Bjs Ja!!!

Ingredientes
2 ovos
1 pitada de sal
pimenta-do-reino branca
1 colher de chá de água
2 colheres de chá de manteiga clarificada ( ler obs abaixo)

Modo de Preparo
1. Misturar e bater bem os ovos, sal e pimenta até ficarem bem misturados. Quando a mistura começar a espumar é hora de parar. Juntar a água e bater mais um pouco ( pouco tempo ).
2. Colocar uma frigideira anti-aderente em fogo alto. Colocar a manteiga e vá espalhando a manteiga girando a frigideira até cobrir a mesma. Atenção para não deixar a manteiga dourar. Diminuir o fogo para médio, retirar a frigideira do fogo e colocar a mistura de ovos nela. Segurando a frigideira pelo cabo, vá fazendo movimentos giratórios para espalhar a massa. Inclinar a frigideira uns 45 graus. Voltar com a frigideira para o fogo.
3. Acrescentar o queijo ou recheio que preferir na parte inclinada da omelete ( a de baixo ) e com uma espátula virar o outro lado da omelete sobre o recheio. Esperar alguns minutos, decorar e servir.

DICA: Se quiser a omelete mais cremosa deixe um pouco mal passada no centro.
rendimento: 1 porção

OBS: Manteiga clarificada é uma das importantes bases da culinária clássica. Clarificar a manteiga significa separar a gordura (de coloração amarela) dos sólidos e líquidos incorporados durante o preparo da manteiga. Entre eles, sôro de leite e água responsáveis por “queimar” a manteiga com mais facilidade. A manteiga clarificada é a gordura pura e permite que os alimentos sejam dourados em temperaturas maiores.
Para clarificar a manteiga deve-se colocar 200 g de manteiga em uma pequena panela, levar ao fogo baixíssimo até que a manteiga derreta totalmente. Retirar e despejar em um recipiente de vidro (pode ser uma pequena jarra). Deixar a manteiga em repouso por 30 minutos. Ela ficará dividida em 3 partes: no fundo um líquido branco, no centro a gordura pura e amarelada e na superfície espuma branca. Retirar a espuma da superfície com uma colher e descartar. Transferir lentamente a manteiga para outro recipiente tendo o cuidado de não deixar os sólidos brancos do fundo se misturarem à gordura amarela. Assim que terminar de despejar a gordura, eliminar o que restou de sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário