Não tem nome em português...é Panna Cotta mesmo. Panna em italiano significa creme de leite fresco e cotta, cozido. É um doce de origem italiana muito conhecido e apreciado não só na Itália, mas também mundo afora, por ser fácil de fazer e também pelo sabor delicado. Não podemos precisar seu tempo de existência porque é provável que seja preparada desde a antiguidade, mas sabemos com certeza que vem da região de Piemonte. Vamos a ela:
Ingredientes
3 folhas de gelatina sem sabor
500 ml de creme de leite fresco ( de garrafa )
1 unidade de baunilha em pau
150 g de açucar de confeiteiro
Modo de Preparo
1. A primeira coisa que deve fazer é colocar as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos e cortar a baunilha em 2 no sentido do comprimento. Corte mas deixe junto no final da baunilha, ou seja, não corte tudo. É como dar um talho até o final sem separar.
2. Colocar creme de leite em uma tigela, juntar a baunilha, o açúcar e leve ao fogo baixo sem deixar ferver.
3. Espremer bem com as mãos as folhas de gelatina e juntá-las ao creme misturando até diluir bem.
4. Filtrar o creme em peneira com malhas estreitas.
5. Preparar as forminhas ou uma forma e pudim.
6. Coloque o creme nas forminhas e leve à geladeira por pelo menos 5h.
7. Antes de servir mergulhe as forminhas em água quente por alguns segundos e desenforme nos pratinhos. Sirva pura, com caramelo, calda de chocolate ou a calda que preferir.
DICA: Para tornar tua panna cotta mais saborosa aconselho acompanhá-la com geléias feitas em casa. Pode ser de morango, kiwi, pera, uvas, framboesas...
Também poderá caramelar as forminhas com calda de açúcar ( de pudim ).
rendimento: 4 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário