Translate

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Risoto ao Funghi



O nome funghi se consagrou em várias partes do mundo devido a utilização na culinária de origem italiana, porém no Brasil alguns se referem ao funghi como um cogumelo seco (qualquer um) outros como tipo Porcini ou Chileno. Se procurarmos por receitas no Brasil com o ingrediente funghi , encontraremos a descrição do ingrediente como: funghi, funghi secchi, funghi Porcini ou chileno ou funghi Porcini secchi, ou seja, não há uma regra para definição de Funghi.
Na Itália o funghi é simplesmente o cogumelo. Já o desidratado, conhecido aqui como funghi, é o funghi secchi...é óbvio.
Existem dois tipos de funghi: o chileno e o italiano porcini, que é mais delicado e leva menos tempo para ficar macio (são 10 minutos). Já o chileno leva meia hora.
O italiano tem um sabor mais suave. Por isso, sempre que usar o chileno, usar menos funghi para que o gosto não fique acentuado demais na receita.





Ingredientes
400 g de arroz arbório ou carnaroli

20 g de funghi porcini desidratado
2 L de caldo ou brodo vegetal

1 cebola branca média
salsa picada
1 colher de sopa rasa de manteiga
1/2 copo de vinho branco seco
azeite extravirgem
2 colheres de sopa de queijo grana ou faixa azul ralado
Sal

Pimenta-do-reino preta

Modo de Preparo
1. Colocar o funghi de molho em água quente por 10 minutos.
2. Numa panela colocar azeite e manteiga e juntar a cebola até ela ficar transparente ( não pode dourar ).
3. Adicionar o arroz e deixar cozinhar bem mexendo sempre e sem deixar tostar. Quando o arroz estiver bem quente, retire o funghi da água ( reservar a água ) com o auxílio de um garfo e junte ao arroz. Mexer.
4. Colocar o vinho e quando este evaporar, adicionar aos poucos a água do funghi e vá mexendo. Quando começar a secar, adicionar mais água e quando acabar a água, continuar este processo com o caldo vegetal até o arroz dar ponto.
5. Acerte o sal e a pimenta.
6. Quando o arroz estiver "al dente" , desligue o fogo e adicione o queijo, a manteiga e a salsa. Mexer bem e servir em seguida.
rendimento: 4 porções

2 comentários:

  1. Gi vc tem mais receitas com funghi?

    ResponderExcluir
  2. Tenho sim...um monte. Aqui no blog tem uma receita de crostini com funghi champignon, mas te prometo colocar mais receitas...hoje mesmo vou postar uma pra ti e com dedicatória viu...não perca!!! Bacino

    ResponderExcluir