Translate

sábado, 22 de agosto de 2009

Bruschetta

O termo Bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, derivada da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha.
Bruschetta é um antepasto italiano feito à base de pão ( de grano duro ), que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, mas a clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.
Esta saborosa iguaria italiana, pouco conhecida no Brasil, saboreada em todo território italiano, nas mais diversas formas, tem sua origem na antigüidade entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constitui numa forma gostosa de se aproveitar o "pão velho", que sobra de um dia para outro.
BRUSCHETTA DE TOMATE ( tradicional )


Ingredientes
4 fatias de pão c/ cerca de 2 cm cada ( melhor que seja do dia anterior ou "dormido" )
azeite extravirgem à gosto
10 tomates cereja maduros
250 g de muzzarela de búfala
8 folhas de manjericão
1 dente de alho ( 1 dente para 4 fatias de pão )
orégano
sal


Modo de Preparo
1. Tirar as sementes dos tomates e a água deles. Cortá-los em 2. Temperar com azeite, sal e orégano. Juntar a muzzarela picada, misturar e reservar.
2. Dourar as fatias de pão no forno ou na grelha. Este processo pode ser feito em frigideira teflon.
3. Esfregar o dente de alho descascado e amassado nas fatias de pão.
4. Arrumar o molho sobre as fatias, regar com azeite, decorar com folhas de manjericão e servir.

DICA: O pão ideal é o italiano feito com grano duro ( casca dura ) dormido. Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.
É importante trabalhar com os ingredientes frescos. Se quiser fazer a bruschetta caprese, adicione ao molho azeitonas pretas ( para esta receita use 12 azeitonas ).
rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário