Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bacalhau com Grão de Bico






Ali na parte Baixa de Lisboa, perto da Praça da Figueira e do Rossio está o RESTAURANTE JOÃO DO GRÃO, sem dúvida um lugar especial. Preço bom e bom bacalhau com grãos de bico, regado a um bom vinho português. É um bacalhau em postas cozido com batatas e grão. É temperado com azeite, vinagre, cebola, alho, salsa e colorau; estes temperos são servidos em separado para cada um utilizar os que quiser. Quem nunca foi ao João do Grão não conhece Portugal. Não percam este restaurante. Estive lá, provei e aprendi a fazer esta delícia de prato.


Ingredientes
4 postas de bacalhau demolhado
400 g de grão de bico demolhado
4 batatas
1 cebola grande descascada
3 dentes de alho descascados
1 ramo de salsa
azeite extra-virgem
vinagre de vinho branco
sal
colorau

Modo de Preparo

1. Deixar o bacalhau e o grão de bico de molho durante 24 horas. No dia, cozinhar o grão numa panela com água; temperar com sal só no fim do cozimento.
2. Descascar as batatas e cozinha-las inteiras em outra panela; ao fim de 15 minutos juntar o bacalhau e deixar cozinhar mais 10 minutos.
3. Escorrer bem as batatas e as postas de bacalhau, assim como o grão.
4. Servir com os temperos separados em potinhos ou copinhos (colorau, cebola picada, alhos picados, salsa picada, vinagre e azeite), para cada um se servir do quanto quiser.

DICA: Só se deve acrescentar o sal perto do fim do cozimento do grão. Caso contrário fica cru e duro. Assim como, só se deve acrescentar água quente, se for necessária. Pode cozinhar o grão na panela de pressão durante 15 minutos. Este tempo pode variar; depende da qualidade do grão.
rendimento:
4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário