Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cheesecake Integral da Zela

Relatos históricos dão conta de que a cheesecake foi servida na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C. Dá para imaginar um atleta comendo um pedação de cheesecake de framboesa antes da prova dos 100 metros? Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. Bem servidos esses deuses! O ingrediente essencial da cheesecake é, obviamente, o queijo. Porém, vários são os tipos encontrados em receitas através dos tempos. O queijo cremoso, o queijo francês Neufchâtel, o cottage e a ricota. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro deles. Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou chegando ao “cream cheese“.



MASSA:

Ingredientes
2 xícaras (chá) de bolacha maisena triturada
1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
2. Numa tigela, junte a bolacha triturada e a manteiga. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa (comece com 1 xícara de farinha de biscoito e vá adicionando o resto até sentir a consistência certa, ou seja, a de uma farofa que amassando fica unida. Atenção para não colocar demais, pois assim a massa ficará dura ). Transfira para uma fôrma refratária grande ( forma com aro removível ) e aperte bem com as costas de uma colher, cobrindo todo o fundo. A massa tem que ficar bem lisa e uniforme.
3. Leve a massa ao forno preaquecido para assar por 10 minutos ( a massa fica um pouco fofa, mas não espete ou aperte a massa). Reserve.

RECHEIO:

Ingredientes
2 xícara (chá) de cream cheese ou 2 potes de 220g cada
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
2 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
raspas de 1 limão
2 colher (sopa) de suco de limão
4 ovos

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
2. Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese, o açúcar, a farinha e a essência de baunilha. Bata até misturar bem. Junte o creme de leite, as raspas e o suco de limão e bata por mais 2 minutos. Pare de bater, raspe o fundo da tigela da batedeira com uma espátula para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Mude a velocidade para média e acrescemte os ovos, um a um. Bata até obter um creme consistente. Espalhe o recheio sobre a massa preparada e leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até que, ao balançar a fôrma, o centro da torta esteja firme. Leve à geladeira.

COBERTURA (geléia):

Ingredientes
200 g de morango
700 g de uvas rosadas
3/4 xícara (chá) de açúcar
suco de 1/2 limão

Modo de Preparo
1. Lave os morangos sob água corrente. Retire as folhas e reserve.
2. Esprema as uvas, uma a uma, reservando as cascas. Transfira-as para uma panela e leve ao fogo médio por 20 minutos.
3. Passe as uvas cozidas por uma peneira. Reserve o caldo e despreze o bagaço. Volte o caldo para a panela e acrescente os morangos e as cascas das uvas. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 8 minutos ou até que fiquem macios.
4. Retire do fogo e transfira para o liquidificador. Bata por 20 segundos na velocidade média.
5. Coloque a mistura na mesma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo baixo por 10 minutos. Junte o suco de limão e deixe cozinhar por mais 8 minutos. Retire do fogo e reserve.
Quando a torta e a geléia estiverem frios, espalhe a geléia sobre a torta e sirva os pedaços com uma folhinha de hortelã pra decorar.

Dica da Zela: Pode variar a geléia, fazendo do sabor que mais gostar. Só aconselho que faça a geléia em casa e não compre pronta porque é mil vezes mais gostosa. Pode ser só de morango ou frutas vermelhas ou ameixa, etc...
Se quiser pode fazer em formas pequenas pra torta ( 15x25 ) ou no tamanho que preferir. Terá tortinhas individuais. Neste caso faça a metade da receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário