Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bechamel ou Molho Branco


O bechamel ou molho branco pode ser considerado o "o rei dos molhos base". De origem francesa, é utilizado no mundo todo na composição de vários pratos. Atualmente encontra-se pronto nos mercados, mas é tão simples de ser feito que vale a pena tentar.

Ingredientes
100 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
1 L de leite
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada

Modo de Preparo
1. Colocar em uma panela a manteiga. Quando ela derreter juntar a farinha de trigo e misturar continuamente (nesta etapa procure usar um batedor para mexer e não colher de pau ) sem deixar pegar cor e nem grudar no fundo. Quando unir a farinha à manteiga aconselho retirar por instantes a panela do fogo sem parar de misturar até os ingredientes se unirem. Fazendo assim evitamos a formação de grumos. Quando obter uma mistura homogênea volte com a panela para o fogo. Neste momento temos oque os franceses chamam de "roux" .
Roux, em francês, significa castanho-escuro ou marrom e refere-se à cor da mistura em quantidades iguais de farinha e manteiga, usadas para engrossar vários tipos de molho, entre eles o molho branco, bechamel (ou béchamel) e velouté.
Temos:
- Roux branco: usado para fazer molho branco e béchamel.
- Roux blond: base do molho velouté, ao qual se junta um caldo frio de galinha, vitela ou peixe.
- Roux marrom (brun): muito saboroso, base do molho espagnole. O roux é cozido no fogo alto até escurecer.
2. Quando chegar ao ponto do roux branco, retire a panela do fogo e adicione o leite quente mexendo sempre com uma colher de pau.
3. Obtendo uma mistura homogênea, voltar com a panela ao fogo baixo e mexer com batedor manual até o molho entrar em ebulição. Neste ponto acrescente o sal e a noz moscada, misture, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por 15 minutos misturando vez por outra.

DICA: Se quiser um molho mais consistente acrescente um pouco mais de farinha de trigo e se quiser mais líquido aumente a quantidade de leite.
O Bechamel é muito útil na confecção de pratos como a lasanha, cannelloni; ótimo para guarnecer o "vol-au-vent", assim como é perfeito para pratos gratinados, souflês....resumindo, é um coringa na cozinha!!!!
rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário