Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lasanha à Bolonhesa



A lasanha é um prato típico da culinária da Emilia Romagna e, como o nome revela, teve origem na cidade de Bologna....cidade dos pórticos que conheci com minha filha Babi. É um prato que se tornou símbolo da cozinha italiana no mundo, uma combinação perfeita de ingredientes que agrada em cheio tanto adultos como crianças.
Para se preparar uma boa lasanha é fundamental usarmos os ingredientes certos: a carne para o ragu deve ser metade de boi e metade de porco para dar melhor sabor ao prato, polpa de tomate de boa qualidade ( não é pomarola ou qualquer molho pronto...tem quer ser molho puro ) e por último uma massa para lasanha de primeira linha ( a caseira é a melhor, mas encontram-se boas no mercado ).

Ingredientes
500 g de massa para lasanha
200 g de parmigiano reggiano ( pode ser grana ou faixa azul )
400 g de bechamel
200 ml de caldo ou brodo vegetal
70 g de manteiga
200 g de carne de boi moída ( carne de 1ª )
200 g de carne de porco moída
1 cenoura
2 cebolas
1 talo de aipo
1/2 copo de azeite extravirgem
80 g de bacon
400 g de passata de tomate ou tomate pelado
80 g de presunto cru sem inteiro ( o ideal é o prosciutto crudo italiano, um pouco mais caro e é encontrado no Brasil )
120 g de linguiça
250 ml de vinho tinto
pimenta do reino e sal à gosto

Modo de Preparo
1. Iniciar organizando todos os ingredientes necessários para a montagem da lasanha. Tirar a pele e picar a linguiça; picar o presunto em cubos; se estiver usando tomates pelados, liquidifique; e prepare o caldo de legumes ( receita neste blog ).
2. Pique bem pequeno a cenoura, as cebolas, o aipo e o bacon e refogue em uma frigideira com azeite e 30 g de manteiga ( refogue sem deixar queimar ).
3. Depois de alguns minutos adicione a linguiça, o presunto em cubos, a carne moída e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo alto.
4. Adicione o vinho e deixe evaporar mantendo o fogo alto.
5. Juntar o tomate, o caldo, pulverizar pimenta e uma pitada de sal e deixar cozinhar em uma panela semi-aberta por pelo menos 2 horas misturando de vez em quando e adicionando caldo se for necessário.
6. Enquanto o ragu cozinha, prepare o bechamel ( receita neste blog ). Para a lasanha o creme deve ser fluido, ou seja, menos grosso.
7. Aquecer o forno a 180º.
8. Untar com manteiga uma assadeira retangular de teflon, cobrir com ragu, cobrir com a massa de lasanha, espalhar um pouco de bechamel, cobrir com outra camada de ragu e pulverizar queijo ralado. Repetir outra camada de massa para lasanha, bechamel, ragu e queijo ralado. Espalhe outra camada de massa para lasanha.
9. Faça um creme com o restante do bechamel e o ragu e espalhe sobre a massa, polvilhe mais queijo e leve ao forno por cerca de 40 minutos sempre controlando. Quando ficar dourada está boa. Tirar do forno e esperar uns 5 minutos antes de servir.

DICA: Como a lasanha é um prato muito calórico, aconselho que seja servido como prato único ou no máximo acompanhado de uma salada verde.
Pra quem não tem problemas com dietas e excesso de peso, sugiro servir um pedacinho de manteiga sobre cada pedaço de lasanha servido, pois realça o sabor e deixa-a mais macia. Se bem que quem faz dieta não deveria encarar uma lasanha...rs
rendimento: 4 porções

Um comentário: