Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bolo de Limão


MASSA:

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
220 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. 2. Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Separe as gemas das claras e vá juntando-as à massa, uma a uma, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.
4. Lave as garras da batedeira e bata as claras em neve bem firme. Os ovos podem ser colocados inteiros, mas o bolo fica mais fofo com as claras batidas em neve.
5. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão e a clara em neve, misture com uma espátula suavemente e sem deixar entrar ar. Transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.
6. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 55 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.
7. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe a calda com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.

CALDA:

Ingredientes
1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
2/3 xícara (chá) de açúcar ( aproximadamente 130g )

Modo de Preparo
Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve. Faça esta calda quando colocar o bolo no forno. Assim ela pega o gosto e ficará melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário