Translate

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pão Italiano


O pão tem sua origem na pré-história, quando o homem era nômade, caçador e pastor. Portanto, é um dos mais antigos alimentos do mundo. O pão e a pizza são dois alimentos tradicionais na culinária italiana. Com essa massa básica você poderá realizar inúmeras preparações, como pizza, focaccia e torta salgada.


MASSA P/ PÃO

Ingredientes
250 ml de água morna
500 g de farinha de trigo ( existem uma própria p/ pães )
25 g de fermento para pão
5 colheres de sopa de azeite
15 g de sal
2 colheres de chá rasas de açúcar



Modo de Preparo
1. Esfarelar o fermento em uma tigela, juntar o açúcar e 1/2 copo de água morna. Mexer com uma colher até dissolver o fermento.
2. Cobrir a tigela com um prato ou filme plástico e deixar até que se forme uma espuma em cima.
3. Colocara farinha numa tigela maior, fazer um buraco no meio da farinha. Transferir para este buraco o preparado de fermento, o azeite e o sal diluido no restante da água morna.
4. Misture com as mãos até obter uma massa elástica, lisa e homogênea ( mais ou menos uns 10 minutos amassando ). Se a massa ficar dura adicione um pouco de água se estiver mole. Adicione um pouco de farinha até dar o ponto.
5. Forme uma bola com a massa e coloque numa tigela com o fundo enfarinhado, cubra com um pano limpo e deixe descansar por 2 horas em lugar abafado e sem vento ( pode ser num armário ou no forno apagado ). A massa deverá dobrar de volume.
6. Está pronta a massa básica para pão e já pode ser assada.
7. Aquecer o forno a 220º.
8. Coloque a massa numa forma untada com azeite e dê 4 talhos com cerca de 1 cm de profundidade formando um quadrado. Se preferir assar o pão em formato de bisnaga, dê 3 talhos oblíquos.
9. Assar em forno quente ( 220º ) por aproximadamente 20 minutos. Abaixar a temperatura do forno para 180º e deixar assar por mais 20 a 25 minutos.























Nenhum comentário:

Postar um comentário