Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Brownie


Sobremesa de origem americana. Existem várias versões para a origem do brownie. A mais popular é que foi criado por descuido de um cozinheiro que deixou de adicionar fermento no preparo de um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos e os serviu dizendo a todos que havia preparado alguns "brownies". Os convidados adoraram e a notícia se espalhou. Rapidamente sua "invenção" tornou-se popular. Hoje, é uma das sobremesas mais apreciadas no mundo.



Ingredientes
240 g de manteiga
120 g de chocolate meio amargo picado
140 g de cacau em pó
4 ovos
300 g de açúcar
240 g de chocolate meio amargo em barra ou chocolate branco
200 g de pistache moído ou nozes
120 g de farinha de trigo peneirada
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira


Modo de Preparo
1. Peneire a farinha de trigo e reserve.
2. Pique o chocolate em barra ( 240g ) e misture ao pistache ou nozes. Reserve.
3. Num recipiente refratário, derreta a manteiga e o chocolate picado no microondas ou em banho-maria. Se for em banho-maria, escolha uma tigela de vidro ou inox que encaixe em uma panela ( o encaixe tem que ser exato pra não perder vapor ). Coloque 2 dedos de água na panela e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate picado ( 120g ) e a manteiga. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga até obter uma mistura lisa. Tire do fogo.
4. Misture o cacau em pó no chocolate derretido e reserve.
5. Em outro recipiente, bata bem (com garfo) os ovos e o açúcar até obter um creme esbranquiçado ( pode usar batedeira, mas prefiro bater com garfo. Se usar batedeira, bata em velocidade máxima por 3 minutos ).
6. Junte o chocolate derretido a este creme. Junte ao poucos para não cozinhar os ovos e vá mexendo levemente com uma espátula.
7. Junte a farinha de trigo aos poucos a este creme mexendo delicadamente. Junte o chocolate picado com nozes ou pistache e mexa.
8. Passe tudo para uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 20 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
9. Sirva com chantilly ou uma bola de sorvete de creme e decore com um ramo de hortelã. Se preferir adicione calda de chocolate quente.
DICA: a massa deve estar úmida quando sair do forno. Deve ter aparência de bolo levemente cru. Se assar mais vira bolo e não brownie.
Se quiser comer o brownie quente leve ao forno à 160° por 5 minutos ou ao microondas por 30 segundos em temperatura máxima.
rendimento: 12 porções




Nenhum comentário:

Postar um comentário