Translate

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tartufo de Chocolate



Tartufo significa trufa e é uma deliciosa sobremesa italiana.
Os tartufos são feitos com pedaços de chocolate derretidos no creme de leite fresco, resfriados e transformados em pequenas bolinhas de fomato irregular passadas no cacau em pó. É uma sobremesa de custo elevado porque deve ser feita com ingredientes de primeira linha. Nesta receita, sugiro cobrir os tartufos com outros ingredientes como amêndoas ou nozes picadas, pedaços de chocolate ( meio amargo, preto ou branco ) em pedaços, açúcar confeiteiro....
Não é tão simples de serem feitos, mas depois de prontos não vão se arrepender.

Ingredientes
150 g de chocolate meio amargo de boa qualidade
100 g de chocolate ao leite de boa qualidade
150 ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de pistache granulao
2 colheres de sopa de chocolate granulado
2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro

Modo de Preparo


1. Picar o chocolate meio amargo e ao leite em pedaços bem pequenos e delicados.
2. Colocar o creme de leite em uma panela e deixe ferver. Tirar do fogo e juntar os 2 tipos de chocolate. Mexer até ficar liso e sem grumos. Continuar mexendo até obter um creme e deixar esfriar completamente. Quando estiver frio sem deixar endurecer mexa bastante até chegar a um creme mais claro e fluido. Colocar este creme em uma tigela.
3. Com o auxílio de duas colheres pegar um pouco do creme e moldar passando de uma colher para outra e depois e colocar em cima do papel manteiga. Se não souber trabalhar com as colheres poderá usar um saco de confeitar e assim fazer as bolinhas. Levar à geladeira até endurecer ( mais ou menos 2 horas ).
4. Retirar da geladeira e passar as bolinhas no cacau em pó ou em outra cobertura que deseje ( açúcar confeiteiro, amêndoa ou nozes picadas, pistache picado, chocolate branco ou preto picados, chocolate granulado....). Conservar em lugar fresco ou na geladeira dentro de um depósito coberto até a hora de servir.
5. Se quiser poderá dar um banho de chocolate derretido que goste mais ( meio amargo, ao leite, branco )no tartufo antes de passá-lo no cacau. Depois coloque em uma vasilha coberta com papel manteiga e leve à geladeira. Quando estiver duro passe no cacau ou na cobertura que preferir.
rendimento: 40 unidades

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Adorei seu blog e já fiz seu Pan di Spagna.
    Viajei para a Itália nesse ano e comi em Cinque Terre o inesquecível Zucotto, mas não consigo encontrar uma receita perfeita. O que comi tinha recheio branco e de chocolate, mas tinha um sabor maravilhoso, que me parecia ser licor de cereja. Sabe me informar a receita?
    Obrigada
    Camila - camilaparaujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Camila!!!
    Bom saber que visitou e gostou da minha cozinha...melhor ainda é saber que testou uma das receitas.
    O Zucotto é uma sobremesa da região da Toscana e boa de doer.
    Ainda não publiquei no blog, mas tenho algumas receitas que vou te passar e espero que goste, teste e se possível me dê o retorno.
    Volte sempre
    Bacio
    Zela (0:

    ResponderExcluir