Translate

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Caldo ou Brodo de Camarão ou Lagostim ( base para risotos com camarão ou lagostim )

Ingredientes
3 xícaras (chá) de cascas e cabeças de lagostim ou camarão
4 tomates sem pele picados
1/4 xícara (chá) de alho-poró
2 folhas de louro
1/4 xícara (chá) de aipo
1/4 xícara (chá) de cebola
2 colheres (sopa) de conhaque
1/2 colher (sopa) de tomilho fresco
2 folhas de manjericão fresco
4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo
1. Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo alto. Quando esquentar, acrescente o tomate, os temperos e refogue por 6 minutos. Coloque as cascas e as cabeças de lagostim. Mexa bem, esmagando as cabeças para extrair ao máximo o sabor. Acrescente o conhaque e a água. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Coe o caldo.
2. Numa frigideira funda, coloque 3 xícaras do caldo e leve ao fogo baixo até engrossar e adquirir uma cor alaranjada.
3. O restante do caldo e do molho podem ser congelados.

Dica 1: Essa quantidade de caldo feito com 3 xícaras faz risoto para 2 pessoas. Pode ser necessário usar mais um pouco de caldo para dar ponto ao risoto. Por este motivo só congele oque sobrar após o risoto pronto.

Dica 2: risostos devem ser feitos com camarões ou lagostins frescos ( comprados com casca e cabeça ). Limpe-os e reserve cascas e cabeças para o caldo.

Pode ser feito um caldo mais simples caso não tenha todos os ingredientes do descrito acima. Faça assim: colocar numa panela 3L de água, um punhado de sal grosso, 1 cenoura em cubos, 1 cebola cortada em 2, 2 talos de aipo cortados em 3, 2 folhas de louro, folhas de manjericão ou coentro ( eu prefiro coentro ). O importante é repetir o procedimento de refogar as cascas e cabeças e esmagá-las antes de uni-las ao caldo, pois é isto que garante o sabor e coloração do caldo. Feito isso, deixe ferver em fogo baixo por uns 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário