Translate

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tiramisù


O doce é a principal atração de um almoço ou jantar, mas também e bem-vindo no café da manhã, lanche ou buffet...se encaixa em qualquer ocasião. Poucas pessoas não gostam e muito poucos sabem resistir à tentação de experimentá-lo.
Durante o período que morei e cozinhei na Itália aprendi vários pratos e doces deste belo país. Entre estes doces o mais tradicional deles e o primeiro que aprendi a fazer foi o Tiramisù ( é assim que se escreve em italiano ). Aqui no Brasil chamariam de pavê, mas não é. Na minha opinião, esta é a melhor sobremesa italiana, conhecida em todo o mundo. Mas quais são as suas origens? Será que existe uma região da Itália que pode vangloriar-se de ter criado está delícia de doce? Não é possível afirmar. Por diversas razões uns garantem que foi em Piemonte, outros falam da Toscana, Lombardia, Vêneto... O certo é que esta é uma sobremesa com altíssimo teor calórico, mas que é boa demais!!!!


Ingredientes
400 g de Savoiardi ( biscoito champagne sem açúcar )
500 g de Mascarpone
6 ovos médios
Café forte o suficiente pra banhar o biscoito ( em torno de 300 ml )
120 g de açúcar ( use o açúcar de confeiteiro de preferência - é mais fino )
Açúcar à gosto ( pra adoçar o café - é opcional )
Cacau em pó ( o suficiente pra cobrir o creme )
1 pitada de sal
Chocolate preto e branco em lascas pra decorar

Modo de Preparo
1. Prepare o café e coloque em uma tigela.
2. Se preferir adoce um pouco o café. Para dar um pouco de sabor ao tiramisù pode adicionar um pouco de rum ou marsala ao café.
3. Na batedeira, bater metade do açúcar com as gemas até obter um creme claro e cremoso.
4. Em outra tigela bater o mascarpone com batedeira ou colher de pau por um tempo ( não muito ) até obter um creme sem grumos. Unir o mascarpone batido ao creme de gemas e açúcar sempre batendo.
5. Bater as claras em neve com uma pitada de sal. Adicionar o restante do açúcar e com uma colher de pau juntar pouco a pouco ao creme de mascarpone mexendo levemente. Está pronto o creme de Tiramisù.
6. Forre um pirex com os biscoitos e regue com café ( não muito para não enssopar, mas deve cobrir todos os biscoitos ).
7. Cobrir os biscoitos com o creme e nivelar com uma colher ou espátula.
8. Pulverizar o cacau com auxílio de uma peneira fina. Repita o procedimento montando outra camada de biscoitos embebidos no café, creme e cacau.
9. Decorar com lascas de chocolate branco e preto e levar à geladeira.

DICAS:
- É melhor ser feito 1 dia antes de se consumir e com produtos frescos. Para verificar se os ovos são frescos, mergulhe-os em uma vasilha com água. Se boiar, estão velhos.
- O biscoito usado na Itália é o Savoiardi, que seria o biscoito champagne sem açúcar. Procure o biscoito ideal.
- Este doce pode ser servido em potes individuais. Se optar por esta forma de preparo poderá fazer alguns com café descafeinado para quem não gosta ou para crianças.
- Pulverize cacau no prato de servir também. Fica belo.
rendimento: 8 porções

2 comentários: