Translate

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Muffins

]



Os muffins são bolinhos de origem americana ou britânica. Há duas versões para a origem do nome deste famoso "bolinho " : uns dizem originar da palavra francesa "moufflet", uma espécie de pão muito macio, e outros dizem que vem do germânico "muffe", nome de um tipo de bolo.
Como já falamos, existem dois tipos de muffins: o americano (criado em torno de 1800) e o inglês (criado no século XI, no País de Gales). A diferença entre eles é que o americano é feito com fermento químico em pó ( pó royal ) e bicarbonato, enquanto o inglês é preparado com fermento biológico ( para pão ).

Ingredientes
380 g de farinha de trigo
250 ml de leite
200 g de açúcar
2 ovos inteiros e 1 gema
180 g de manteiga à temperatura ambiente
raspas de 1 limão
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato
1 pitada de sal
baunilha


Modo de Preparo
1. Aquecer o forno a 180º.
2. Com uma batedeira bater a manteiga, o açúcar, gotas de baunilha, as raspas de limão e o sal. Bater por alguns minutos até obter um creme.
3. Em uma tigela bater com um garfo os ovos ( 2 inteiros + 1 gema ) com o leite. Juntar ao creme de manteiga com açúcar aos poucos e sempre batendo até obter um creme liso e homogêneo.
4. Em outra tigela colocar a farinha, o fermento e o bicarbonato e peneirar. Juntar ao creme e misturar até obter um creme sem grumos.
5. Untar as forminhas e enfarinhar. Com o auxílio de uma colher encher as forminhas de muffin ( encha apenas 3/4 da forminha para dar espaço para o muffin crescer ) e levar ao forno por 20 a 25 minutos.
6. Os muffins devem ficar dourados. Desligar o forno e deixar os muffins dentro do forno por 5 minutos com a porta do forno entreaberta. Tirar do forno e deixar esfriar.

DICA: o muffin pode ser servido puro, mas se quiser poderá peneirar açúcar de confeiteiro sobre os bolinhos após desenformar os mesmos. Também fica muito bom se pincelar manteiga derretida sobre os bolinhos e depois pulverizar açúcar e canela.
Se preferir um muffin com gotas de chocolate, é só adicionar 80 g de chocolate em gotas ou pedacinhos de chocolate em barra quando a massa estiver pronta ( antes de preencher as forminhas ).
rendimento: 6 porções

3 comentários:

  1. paulorobert1961 deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Muffins":

    NOSSA AMIGA, NÃO IMAGINAVA TANTO PODER..;RSRSRS MORTO DE FOME POR AQUI, RSRSRSR VAMOS MARCAR, BJS.

    ResponderExcluir
  2. Paulo querido sem querer deletei seu comment, mas copiei ele do e-mail e postei de novo...afinal é o primeiro do meu blog...Benvenuto amigo querido!!!

    ResponderExcluir
  3. adoro muffins! é uma excelente opção para lanches, além de bastante versátil. Podemos usar diversos sabores para compor nossas receitas.


    http://gastroempatia.blogspot.com

    ResponderExcluir