Translate

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mussaká




A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel, comporta elementos doces e salgados em todos os pratos e ainda tem nas oleaginosas, como nozes e gergelim, um ingrediente comum a muitas receitas.
A Mussaká é certamente um dos pratos mais populares da cozinha grega, preparada com ingredientes típicos neste país: o cordeiro, a berinjela e o queijo. Quanto à sua origem, dizem que foi na ilha de Chipre, ou talvez de Creta.
Os sabores incomparáveis da culinária grega fazem o país distinguir-se por sua cozinha. Durante minha estadia na Grécia, tive surpresas agradáveis no que diz respeito à cozinha. Contrariamente ao preconceito que tem a maioria das pessoas, essa última não se resume exclusivamente no «mussaká», no «souvláki» e na «salada horiátiki», mas apresenta uma grande variedade de pratos capazes de dar plena satisfação às buscas gastronônicas tanto dos comedores de carne como dos vegetarianos.

Ingredientes
400 g de carne de cordeiro moída
1 kg de berinjela
300 g de polpa de tomate
1 dente de alho
1 cebola
1/2 copo de azeite extravirgem
1/2 copo de vinho tinto
80 g de queijo pecorino
1/2 L de bechamel ( receita neste blog )
pimenta do reino à gosto
1 pitada de canela
aneto em pó à gosto
manteiga para untar

Modo de Preparo


1.Lavar e cortar as berinjelas no sentido do comprimento em fatias de 1/2 cm. Colocar as fatias em uma tigela e cobrir com sal grosso para que a berinjela libere seu líquido. Deixe-a por 1 hora no sal. Após este processo descarte o sal e água.
2.Colocar um pouco de azeite em uma panela. Quando esquentar juntar a cebola picada delicadamente e o dente de alho inteiro. Refogar e adicionar a carne moída.
3. Cozinhar a carne até adquirir uma cor agradável. Juntar o vinho, a polpa de tomate, o sal, a pimenta e uma pitada de canela.
4. Deixar cozinhar por cerca de 45 minutos. Na metade do cozimento pulverizar um pouco de aneto.
5. Colocar um pouco de azeite em outra panela e depois que aquecer bem fritar as berinjelas até dourarem de ambos os lados e deixar esfriar por 10 minutos.
6. Untar um pirex com um pouco de manteiga e arrumar metade das berinjelas no fundo do pirex, cobrir com a carne e montar outra camada de berinjela sobre a carne.
7. Cobrir com o bechamel e pulverizar com pecorino ralado.
8. Levar ao forno à 190° por 45 minutos ou até a superfície dourar.
9. Servir a mussaká quente ou em temperatura ambiente.

DICA: sirva a mussaká cortada em quadrados acompanhada de uma salada e iogurte branco.
rendimento: 4 porções


4 comentários:

  1. Gisele, eu como boa filha de gregos , adoro esse prato. Porém minha mãe costuma fazê-lo com a carne e a berinjela em cubos,sem bechamel, e quando encontra, queijo de cabra. Mas esta versão não deixará de ser saborosa por estes detalhes :adoro berinjela!!detalhe: a berinjela é frita crua, depois de ter sido deixada de molho em água e sal...Dá outro sabor, embora mais calórica, frita no azeite então...é dos Deuses!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vênus. Que bom receber seu comentário...ainda mais vindo de quem conhece. Faço este prato como aprendi lá na Grécia, mas vou testar fazer como você sugeriu e acredito que ficará muito bom também. Realmente é difícil fazer o prato com os ingredientes certos...carne de cordeiro, queijo pecorino...afinal estamos no Brasil e quando encontramos são muito caros, mas mesmo fazendo adaptações fica uma delícia. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, vc está certa...Quanto ao modo de preparo existem diferenças de acordo com a região, mesmo dentro da Grécia (tipo nossa feijoada aqui) , minha mãe é do interior, Rapsani, e meu pai é de Atenas.Mas concordamos que sempre fica bom, não importa quantas variações tenha...beijo!

    ResponderExcluir
  4. Isso. Eu aprendi em Chipre, num restaurante que passei por lá...dizem que a Mussaká teve origem nesta cidade e outros falam que foi em Creta. Enfim, oque importa é que de qualquer forma que façamos, o prato é divino...eu acho. Hoje colocarei aqui mais algumas receitas que aprendi por lá...fica de olho e dá sua opinião. Bju

    ResponderExcluir