Translate

sábado, 19 de setembro de 2009

Chalá ou Pão Trançado






O Ano Novo Judaico, conhecido como Rosh Hashaná, é um dos feriados mais significativos dos judeus. Ao contrário das celebrações dos finais de ano convencionais, comemorados com muitas festas e queimas de fogos, esta passagem da mística judaica envolve uma profunda meditação sobre o passado, durante a qual se faz um balanço de tudo que passou no ano que ficou para trás, o que se concretizou, o que se deixou de realizar, como se agiu, de que forma se poderia ter atuado, entre várias outras questões existenciais. A partir daí, planeja-se um período melhor no futuro, as pessoas têm a chance de avaliar seus erros e se redimir de seus pecados diante de Deus.
Esta festa é realizada com refeições tradicionais em família, geralmente acompanhadas de maçã e mel. O termômetro para se avaliar a importância de um evento judaico, é a extensão do feriado dedicado a ele. Neste caso, o Rosh Hashaná é um dos dois Grandes Feriados do judaísmo. O outro é uma seqüência deste, o Yom Kipur, que se inicia dez dias depois do Ano Novo Judaico. Juntos, eles tecem o que se conhece como a era dos Grandes Feriados.

Durante os banquetes realizados ao longo de duas noites, os judeus costumam submergir a Chalá, pão particularmente trançado, e pedaços de maçã em mel, representando assim suas expectativas quanto a um ano doce. Tudo que é então consumido, de frutas a vegetais, têm não só um sabor especial, mas também uma simbologia específica. Ao se comer cada alimento, faz-se antes um pedido. Alguns destes desejos estão de certa forma associados ao nome da comida, em hebraico.
Em homenagem ao Rosh Hashaná a receita de hoje é da Chalá.


SHANÁ TOVÁ U'METUKÁ!!! Feliz 5.770!!!


Ingredientes
2 tabletes de fermento para pão
1 xícara de chá de água morna
5 a 6 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de chá de açúcar
6 ovos batidos ligeiramente
1/2 xícara de chá de margarina ou óleo
2 colheres de sopa de kirsch ou cognac
1 1/2 colher de chá de sal
uvas passas sem sementes ( opcional )
2 gemas para pincelar
sementes de papoula, gergelim ou erva-doce para polvilhar
manteiga e farinha para untar e polvilhar a assadeira


Modo de Preparo
1. Em um recipiente, dissolver o fermento em meia xícara de água morna, misture-lhe uma xícara da farinha de trigo e duas colheres de sopa do açúcar.
2. Tapar com um guardanapo de pano e deixar a massa descansar até dobrar de tamanho.
3. Após esse tempo, misturar à massa a farinha de trigo aos poucos, o açúcar e a água restantes, os ovos, a margarina ou óleo, o kirsch, o sal e as uvas passas, se gostar.
4. Sovar muito bem a massa, dê-lhe o formato de uma bola e deixar crescer em lugar aquecido, por duas a três horas, aproximadamente.
5. Depois que estiver crescida, sovar mais um pouco e esticar fazendo dois rolos. Dividir cada rolo em dois pedaços e moldar duas tranças duplas.
6. Colocar os pães numa assadeira untada e enfarinhada, pincelar com as gemas e polvilhar com as sementes.
7. Deixar crescer por mais duas horas e assar em forno médio, pré-aquecido, durante 40 minutos, aproximadamente.
rendimento: 2 pães

Nenhum comentário:

Postar um comentário