Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pan di Spagna ou Pão de Ló



O Pan di Spagna é o famoso pão-de-ló brasileiro e assim como este, serve de base para várias receitas, como por exemplo os bolos recheados. É simples e fácil de se preparar. Apesar da sua simplicidade, são necessários alguns truques para alcançarmos o resultado desejado.
Foi criado pelo cozinheiro genovês Giobatta Cabona por volta do ano de 1700. Ele viajou para a Espanha acompanhando o Marquês Domenico Pallavicino e serviu este bolo num banquete. O nome "Pan di Spagna" foi dado em homenagem à corte espanhola.
No Restaurante Sale Grosso ( Treviso-Itália ), onde trabalhei, usavamos o Pan di Spagna no lugar do Pavesini na preparação do Tiramissú. Cortavamos o bolo em fatias com 0,5 cm de altura e depois em rodelas do tamanho de uma moeda grande e respigavamos café nelas. O Tiramissú é montado em copinhos individuais. O resultado é simplesmente MARAVILHOSO!!!
Ingredientes
75 g de farinha de trigo
75 g de fécola de batata
5 ovos em temperatura ambiente
150 g de açúcar
1 pitada de sal
baunilha em pó ou líquida ( facultativo )

Modo de Preparo
1. Pre-aquecer o forno a 180°.
2. Colocar os ovos, o açúcar e o sal em uma tigela e bater com batedeira por pelo menos 15 minutos sempre no mesmo sentido horário, até obter um creme espumoso, denso e amarelo claro.
3. Misturar a farinha com a fécula e a baunilha ( se for em pó ). Se for baunilha líquida, adicionar depois. Peneirar e juntar ao creme. Misturar com uma colher de pau até resultar uma mistura homogênea cuidando para a massa não perder a liga.
4. Untar e enfarinhar uma forma redonda com aro removível de 24 cm de diâmetro e virar a massa na forma. Nivelar rodando a forma.
5. Levar ao forno e assar por pelo menos 40 minutos sem abrir o forno na primeira 1/2 hora de cozimento para não solar o bolo. Passado este tempo, abra o forno e espete um palito para ver se está assado. Se estiver assado, desligue o forno e deixe o bolo dentro por 10 minutos.
6. Cortar o bolo de acordo com a preparação que for utilizar. Se quiser servir puro também é muito bom.
DICA: Existe uma outra forma de preparo: separar as gemas das claras. Bater as gemas com metade do açúcar com batedeira. Bater as claras com a outra metade do açúcar até dar ponto de neve ou creme. Juntar à mistura de gemas pouco a pouco misturando com colher de pau. Adicionar a mistura de farinha e fécula peneirada ao creme e misturar.
rendimento: 6 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário