Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Massa à Norma



A "Pasta alla Norma" é uma receita de origem siciliana, mas especificamente da Catania e ganhou este nome em homenagem à Ópera Norma, do famoso compositor catanense Vicenzo Bellini.
É um ótimo prato recoberto com berinjela frita e temperado com tomate, manjericão e ricota, nos fazendo viajar pelos aromas da Sícilia. É uma massa preparada com ingredientes simples, mas que devem ser de alta qualidade.


Ingredientes
400 g de rigatoni, penne rigate, tortiglioni ou outro tipo de massa curta
200 g de ricota salgada
12 folhas graúdas de manjericão fresco
2 berinjelas médias
500 g de tomates pelados
4 colheres de sopa de azeite extravirgem
2 dentes de alho
sal à gosto
pimenta do reino à gosto
azeite normal para fritar


Modo de Preparo
1. Lavar e tirar as pontas das berinjelas e cortá-las em cubos pequenos. Colocar as berinjelas numa peneira e salpicar sal grosso por cima. Cobrir com um prato e colocar um peso em cima do prato. A berinjela vai eliminar água. Deixe escorrer por mais ou menos 1 hora.
2. Levar uma frigideira ao fogo com o azeite e os dentes de alho descascados. Juntar o tomate pelado. Deixar cozinhar em fogo baixo até os tomates se desfazerem. Peneirar e voltar ao fogo para engrossar. Desligar o fogo e adicionar metade das folhas de manjericão.
3. Com as berinjelas ainda na peneira, enxágua-las em água corrente fria e enxugá-las bem com um pano de prato limpo.
4. Fritar os cubos de berinjela em azeite bem quente até dourarem.
5. Colocar as beringelas em papel absorvente para retirar o óleo.
6. Colocar a massa para cozinhar em água salgada com sal grosso.
7. Ralar a ricota em um ralador grosso e reservar.
8. Enquanto a massa cozinha, levar uma frigideira ao fogo com as berinjelas ( separar alguns cubos para decorar os pratos )e algumas colheres do sugo de tomate. Acertar o sal e a pimenta. Saltear e adicionar a massa cozida "al dente". Saltear e empratar recobrindo com o restante do sugo de tomate, alguns cubos de berinjela,a ricota ralada e folhas de manjericão.
rendimento: 4 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário