Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Creme Patisseiro



Criado no fim do século XIX, o Creme Patisseiro está entre os cremes mais usados em confeitarias acompanhando tortas, doces com massa folhada, pudins...
É muito fácil de se preparar. O segredo é adicionar a mistura de leite quente aos ovos, açúcar e maizena ou farinha de trigo em pequenas doses, em fogo baixo, mexendo sem parar.


Ingredientes
50 g de maizena ou farinha de trigo ( prefiro trabalhar com maizena )
500 ml de leite
6 gemas de ovo
150 g de açúcar
1 pau de baunilha ( se não encontrar, use a líquida ou em pó )

Modo de Preparo
1. Separar 1/2 copo de leite. Adicionar o pau de baunilha ao restante do leite e ferver. Tirar do fogo e deixar descansar por 10 minutos.
2. Em uma tigela à parte juntar as gemas com o açúcar e bater com batedeira.
3. Peneirar a maizena ou farinha e adicionar aos pouco à mistura de ovos alternando com o leite frio que deixou separado, batendo sempre.
4. Tirar a baunilha em pau que está no leite que foi fervido. Adicionar aos poucos o creme de ovos ao leite misturando com um batedor manual.
5. Misturando com uma colher de pau, levar a mistura ao fogo baixo e deixar ferver até obter um creme denso. Não deixar de bater para evitar a formação de grumos. Desligar o fogo e deixar o creme esfriar misturando vez por outra.

DICA: se quiser poderá usar a baunilha líquida ou em pó evitando assim ter que esperar a infusão da baunilha em pau no leite ( 10 minutos ).
Se preferir pode usar casca de limão para perfurmar o creme, que deverá ser retirada após o creme ferver e chegar ao ponto.
Para evitar que se forme uma pele sobre o creme enquanto este esfria cubra-o com um disco de carta de forno ou simplesmente cubra a panela com um pano umido ou ainda adicione um pedacinho de manteiga sobre a superfície do creme.
rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário