Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Creme Chantilly


O Creme Chantilly foi criado pelo francês François Vatel no século XVII. Vatel trabalhou para Louis II de Bourbon, o Grande Condé, no Château de Chantilly e là, batizou o seu creme com o nome do lugar.
Entre os cremes utilizados para rechear e decorar, este certamente é um dos favoritos. Simples, leve e com sabor suave, muitas vezes é misturado com outros cremes, tais como o patisseiro, para tornár-los mais delicados e leves.






Ingredientes
250 ml de creme de leite fresco para montar
50 g de açúcar de confeiteiro
1 baunilha em pau

Modo de Preparo
1.Colocar o creme de leite em um depósito que tenha tampa ( melho que seja de vidro ).
2. Com uma faquinha afiada cortar a baunilha no sentido do comprimento e retirar as sementes negras. Adicionar a baunilha e as sementes ao creme de leite. Fechar o depósito e levar à geladeira por uma noite.
3. No outro dia, coar o creme com coador de pano ( use um só para isto ). Colocar em uma tigela com bordas altas e montar com uma batedeira ( montar significa bater até endurecer ). Quando estiver
montada e sem parar de bater vá adicionando aos poucos o açúcar de confeiteiro até obter o chantilly.




DICA: poderá usar baunilha líquida ou em pó evitando assim uma noite de espera, mas o sabor não será o mesmo do que se obtém usando a baunilha em pau. Prefiro trabalhar com baunilha em pau porque o aroma artificial da baunilha líquida ou em pó não se compara ao natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário