Translate

terça-feira, 24 de maio de 2011

POA, Galeterias e Café no Ponto Org

Galeto Brasile
Cheguei de POA ontem. Fui descansar e como não poderia deixar de ser, tive mais algumas experiências gastrônomicas que dividirei aqui com vocês.
Decidi conhecer uma casa típica dos pampas gaúchos: Galeteria.
O galeto é uma refeição típica das colônias italianas do Sul do Brasil, especialmente daquelas situadas no Rio Grande do Sul. O nome verdadeiro desta iguaria na Itália é "passarinhada" , mas no Brasil substituiram-se os pássaros por pequenos frangos, abatidos ao mês em que nasceram. Em geral são assados na brasa.
Há muitas galeterias espalhadas pela "Serra Gaúcha". Em todas elas é possível experimentar os pratos típicos que compõem o Galeto: Sopa de Capeletti ou Agnolini, Radicce com Bacon, Polenta Frita, Massa ao Sugo.
Antes de qualquer coisa preciso contar que minha primeira experiência em galeteria não foi em POA, mas em Caxias do Sul. Ano passado fiz um tour pela Serra Gaúcha e fui almoçar em uma galeteria com atendimento de primeira, além de servir uma comida simples e deliciosa!!!! Falo do Galeto Brasile. Esta galeteria jamais sairá da minha memória e por isso não posso falar de Galeto sem falar no Galeto Brasile!!!
Pra começar fui atendida pelo garçom Sergio, que foi de uma gentileza ímpar e até trocamos receitas. Levei o vinho e dali por diante nos foram servidos vários pratos começando pela sopa de agnolini, polenta, massa, galeto entre tantos outros...todos muito bem preparados e servidos em quantidades generosas. Se querem conhecer uma galeteria indico a Galeto Brasile!!!

Pratos servidos no Galeto Brasile

Voltando a POA, escolhi a Galeteria Via Vêneto, no bairro Menino Deus. Fui muito bem recebida em uma casa de ambiente grande, porém acolhedor. Sopa e saladas servidas em buffet. O restante dos pratos são servidos em sistema de rodízio nas mesas. Comi muito bem e sai feliz da Via Vêneto.


Depois destes dias em POA estou de volta com muito trabalho pela frente. Pra começar, no sábado ( 28/05 ) estarei no Ponto Org pilotando o Café da Manhã Orgânico e fazendo a manhã de vocês mais saborosa com minhas panquequinhas, omeletes, ovos mexidos, pochè, quente, pães, geléias, bolos e por ai vai....
Espero vocês!!!



Restaurante Galeto Brasile
Rua Os 18 do Forte, 500
Caxias do Sul - RS
tel: 55 (54) 3536-3037


Galeteria Via Vêneto
Av. José de Alencar, 501 - Menino Deus
Porto Alegre - RS
tel:  55 (51) 3233-1400


*Fotos do Galeto Brasile cedidas pelo site do estabelecimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário