Translate

terça-feira, 17 de maio de 2011

Braço de Cordeiro ao Forno


Esta receita é um exemplo da culinária francesa caseira. A carne é cozida no forno coberta com papel-manteiga, o que permite a evaporação do líquido que concentra o molho ao mesmo tempo em que enriquece o prato, realçando o colorido da carne.
Apresento aqui uma ótima maneira de cozinhar braço de cordeiro ainda filhote. O animal mais velho também pode ser cozido desta maneira, mas será preciso uma assadeira muito maior, assim como o forno.
O cordeiro pertence à família dos ovinos, filhote do carneiro e da ovelha. Sua carne é rica em gordura, macia, suculenta e suavemente perfumada, tem sabor pronunciado, mas não é forte. Pode ser feita grelhada, assada ou cozida. A carne de cordeiro destaca-se pelo seu valor nutritivo, por ser rica em mineirais, como ferro, fósforo e cálcio. Apesar de algumas peças apresentarem alto teor de gordura saturada, esta carne não é entrecortada com gordura como a carne de vaca. Sendo assim, grande parte desta gordura poderá ser retirada antes do cozimento. É uma carne de fácil digestão e raramente está relacionada com processos alérgicos.
O Braço de Cordeiro ao Forno é uma refeição simples, caseira, acolhedora e substancial.

Ingredientes
2 braços de cordeiro, com ossos
azeite de oliva para fritar
24 minicebolas, descascadas
6 tomates, sem pele nem sementes, picados
3 dentes de alho, picados grosseiramente
1 colher de chá de sementes de cominho
1 pimenta-vermelha fresca, cortada ao meio no sentido do comprimento, sem sementes
3 ramos de alecrim
100 ml de vinho madeira
100 ml de vinho do porto
200 ml de suco de laranja fresco
500 ml de caldo de  galinha
sal e pimenta-do-reino a gosto

Para finalizar
azeite de oliva para fritar
1 cabeça de alho, cortada transversalmente
ramos de tomilho
ramos de louro

Modo de Preparo
1. Preaquecer o forno a 190°C. Temperar bem o cordeiro com sal e pimenta. Usar uma  frigideira grande o suficiente para comportar o braço de cordeiro. Aquecer a frigideira em fogo alto.
2. Acrescentar o azeite, o cordeiro e dourar todos os lados da carne, regando-o com azeite.
3. Retirar da panela e dourar o segundo braço.
4. Colocar os dois braços em uma assadeira grande.
5. Juntar as minicebolas e um pouco de azeite em uma panela, adicionar sal e deixar as cebolas dourarem por 5 minutos.
6. Acrescentar o tomate, o alho, o cominho, a pimenta-vermelha e o alecrim; mexer bem e aumentar o fogo.
7. Adicionar os vinhos e deixar ferver, depois despejar sobre o cordeiro e colocar a assadeira no forno em temperatura moderada a alta.
8. Despejar o suco de laranja e o caldo, deixar ferver. Cubrir a assadeira com papel-manteiga e cozinhar no forno por 1 a 1 1/4 hora, virando a carne de vez em quando e, ao mesmo tempo, mexer levemente os legumes e temperos. O cordeiro estará no ponto quando a carne começar a encolher nas articulações.



9. Retirar o cordeiro do forno e deixar esfriar. Remover o cordeiro da assadeira com auxílio de 2 garfos e levar à geladeira por 1 hora.


10. Colocar o cordeiro com a pele para baixo em uma tábua de cortar carnes. Com uma faca grande ou um cutelo, cortar cada braço em 3 pedaços.


11. Aquecer algumas colheres de azeite em uma frigideira bem quente e dourar os pedaços de cordeiro com o alho, o tomilho e o louro em fogo moderado para alto. No final da fritura, o cordeiro deverá estar quase caramelizado.


12. Peneirar o líquido do cozimento, reservar os legumes e descartar a pimenta.
13. Ferver o líquido até reduzir a uma consistência de molho. Remover o excesso de gordura com uma escumadeira. Repor os legumes no molho e aquecer.
14. Servir um pedaço de carne no centro de um prato fundo ( prato de sopa ou de massa ). Espalhar o molho e os legumes em cima da carne e à sua volta.

rendimento: 4 a 6 porções

Dica da Zela: Para aproveitar até o último pedacinho de carne, pegue o osso com as mãos , como faria com um frango...lembre-se que esta é uma comida caseira!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário