Translate

sábado, 14 de maio de 2011

Doughnuts ou Donuts de Creme de Leite Azedo



Doughnuts ou Donuts são rosquinhas de massa macia,  fritas e cobertas com açúcar ou glacê. Podem ser redondos, recheados com geléias e cremes, ou em formato de anel, conhecidos como "rings". A massa  leva basicamente farinha, ovos e açúcar e é muito semelhante ao "sonho" brasileiro.
Dizem que sua origem é norte-americana. Reza a lenda que a receita original do donuts foi levada para os EUA pelos italianos. Há quem diga, no entanto, que ela teria sido levada pelos holandeses ou pelos irlandeses e pos ai vai....As origens se perdem no tempo.
Nesta receita uso creme de leite azedo ( sour cream ). Este tipo de creme de leite não é fácil de ser encontrado aqui no Brasil, mas pode ser feito em casa adicionando uma colher de sopa de suco de limão coado para cada xícara de creme de leite, esperar 10 minutos e usar.
Outro detalhe nesta receita é que uso óleo de amendoim para fritar. É um óleo  considerado tão saudável quanto o azeite de oliva, o que o coloca em uma situação privilegiada em relação aos outros tipos de óleo disponíveis no mercado. Sem cheiro ou sabor, o óleo de amendoim é mais resistente que os demais óleos e azeites, inclusive, quando exposto a altas temperaturas. Este óleo não engrossa, não solta fumaça e nem escurece durante o processo de fritura.
Ele é altamente nutritivo, saboroso e de fácil digestão. Rico em vitamina E, nutriente antioxidante que fortalece as células;  ômega 6, um renovador celular; e vitaminas do complexo B, que afastam o mau humor; o óleo de amendoim é a melhor opção por ser gordura vegetal e também por ajudar na diminuição do LDL, conhecido como "colesterol ruim", por ser rico em gorduras monoinsaturadas.  Além disso, tem a vantagem de não ser contra indicado a pessoas alérgicas e possuir quantidade de calorias comum a qualquer óleo.
Como sou e sempre serei nutricionista não poderia deixar de falar um pouco sobre este óleo.

Ingredientes
440 g de farinha de trigo
1 colher de chá de  sal
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos médios ( 100 g no total )
250 g de açúcar
200 g de creme de leite azedo ( sour cream )
3 colheres de sopa de leite integral
45 g de manteiga sem sal, derretida
1 colher de sopa de geléia de laranja
2 colheres de chá de raspas de casca de laranja
óleo de amendoim para fritar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo
1. Peneirar juntos a farinha, o sal, a noz-moscada e o fermento em pó duas vezes. Depois peneirar novamente sobre uma folha de papel-manteiga.
2. Bater os ovos em um tigela grande. Sem parar de bater, adicionar o açúcar uma colher de sopa por vez, até a mistura ficar clara, espessa e cremosa.
3. Juntar o creme de leite azedo, o leite, a manteiga derretida, a geléia peneirada e as raspas de casca de laranja. Misturar.
4. Cuidadosamente, juntar colheradas da mistura de farinha e mexer com uma espátula, apenas para misturar.
5. Com as mãos levemente enfarinhadas, fazer ma bola com a massa, cubrir com um pano de prato limpo e deixar descansar em lugar arejado por no mínimo 20 minutos.


6. Com o auxílio de um rolo, estender a massa até ficar com a espessura de 5 mm. Com um cortador de massa redondo de 6 cm e outro de 1,5 cm, cortar grandes círculos. Depois retirar os centros com o círculo menor. Juntar os retalhos de massa, amassar, estender com o rolo e cortar como antes.
7. Em uma caçarola funda, aquecer o óleo a 180ºC. Com uma escumadeira colocar com cuidado 2 a 3 donuts por vez no óleo quente.
8. Fritar por 1 1/2 minuto de cada lado até ficarem dourados. Retirar com dois espetos e escorrer em papel-toalha.


9. Polvilhar açúcar de confeiteiro por cima antes de servir.

rendimento: 28 donuts

Dica da Zela: Os doughnuts também ficam deliciosos quando recobertos com coco ralado seco. Se preferir poderá pincelar com geléia de damasco peneirada e cubrir com cobertura de chocolate.

2 comentários: