Translate

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Panquecas

Antes de os fornos se tornarem comuns, uma frigideira cozinhava uma mistura de farinha e água, produzindo um pão achatado parecido com um bolo feito na frigideira, que em inglês seria um "pan cake".
Hoje as panquecas podem ser finas e delicadas, sendo chamadas de crepes; ou macias e espessas. Ao fazer panquecas finas, a temperatura precisa ser ajustada de modo que a superfície fique firme antes que a base fique escura.
Com recheios doces, salgados, ou simplesmente cobertas com manteiga e com maple syrup, as panquecas nunca saem de moda.
Doces, salgadas, quentes ou geladas as panquecas vão bem em qualquer refeição, seja frio ou no calor. Com a mesma massa, mas com coberturas e recheios diferentes, o prato pode ser um complemento do café da manhã, a estrela da refeição ou mesmo uma deliciosa sobremesa. É por ser um prato fácil de preparar e extremamente versátil, que a panqueca costuma marcar presença nas mesas de diferentes países.
Seja lá qual for a origem da panqueca...italiana ou francesa, a receita em suas diversas formas ( dobrada, enrolada, aberta ou sobrepostas a outras ) é uma boa opção, principalmente para quem gosta de criar na hora de cozinhar.
Aqui vão as receitas das duas panquecas que mais gosto e que são as mais simples: panquecas finas e grossas.

PANQUECAS FINAS




Ingredientes
125 g de farinha de trigo
2 ovos grandes
20 g ( 1 colher de sopa ) de açúcar vanille ou açúcar aromatizado com baunilha ( opcional )
1 pitada de sal marinho
250 ml de leite frio
40 g ( 2 colheres de sopa ) de manteiga derretida

Modo de Preparo
1. Juntar todos o ingredientes em uma tigela e bater com um batedor manual até obter uma massa macia.


2. Cobrir e deixar na geladeira por 2h. A massa deve ter a consistência de um creme fino. Adicionar mais leite para diluir a massa, se necessário.
3. Aquecer uma frigideira antiaderente de fundo grosso para panquecas. Retirar do fogo, e com uma concha, despejar um pouco de massa na frigideira.


4. Movimentar a frigideira para que o fundo fique uniformemente coberto com a massa. Levar a frigideira ao fogo médio. Cozinhar por cerca de 45-60 segundos, ou até que as bordas comecem a dourar e a se retrair.


5. Soltar a panqueca da frigideira e virá-la para cozinhar o outro lado por 30-60 segundos.


6. Colocar em um prato. À medida em que as panquecas forem ficando prontas, empilhar uma sobre as outras e manter cobertas.
7. Servir com um fatia de limão siciliano e polvilhada com açúcar cristal ou demerara.

rendimento: 12 panquecas

PANQUECAS GROSSAS




Ingredientes
150 ml de leite
2 ovos grandes, mais 1 clara
40 g ( 2 colheres de sopa ) de manteiga derretida
20 g ( 1 colher de sopa ) de mel
20 g ( 1 colher de sopa ) de açúcar refinado
200 g de farinha de trigo, peneirada
14 g ( 2 colheres de chá ) de fermento em pó

Modo de Preparo
1. Juntar o leite, os ovos inteiros, a manteiga, o mel, o açúcar, a farinha e o fermento em pó numa tigela e bater até obter uma massa homogênea. Ao ser despejada de uma concha, a massa deve formar uma tira grossa e macia.
2. Cubrir a tigela e deixar descansar por 2 h na geladeira ou deixar uma noite na geladeira, se for fazer as panquecas para o café da manhã ou brunch.
3. Aquecer uma frigideira antiaderente de fundo grosso ou uma chapa até ficar quente. Para testar a temperatura da frigideira, despejar uma colher de chá da massa o centro. Após 1 minuto, a parte superior da massa deve estar cheia de pequenos buracos.


4. Com uma espátula, atirar a panqueca-teste para o ar. Ela deverá apresentar uma cor dourada no lado cozido. Se estiver escura ou queimada, diminuir o fogo e testar outra vez.
5. Quando obtiver a temperatura ideal, fazer as panquecas. Colocar uma concha, cerca de 60 g ( 4 colheres de sopa ), de massa na frigideira e inclinar para que a massa se espalhe pelo fundo. Após 1 minuto, a superfície deverá estar cheia de furinhos. Levantar a panqueca com o auxílio de uma espátula e atirar para cima, virando-a. Cozinhar o outro lado por mais 1 minuto.
6. Retirar a panqueca da frigideira e manter aquecida enquanto cozinha as outras.
7. Servir imediatamente empilhadas ( 5-6 panquequinhas ), regar com mel ou maple syrup e colocar em cima um cubo de manteiga.

rendimento: 12 panquecas

5 comentários:

  1. Olha as nossas panquequinhas ai amiga!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei conhecer esse seu "espaço"!!!
    ñ posso perder sua próxima aula. O risoto estava com uma cara ótima. Fico esperando a próxima...
    bjs
    Vovó Helena da Primeiros Passos

    ResponderExcluir
  3. Vovó Helena querida!!
    Que felicidade tê-lá aqui!!
    Bjs mil

    ResponderExcluir