Translate

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Salada de Alface Lisa e Roxa com Gruyère e Croûtons ao Alho




Quando dou uma olhada  nos cardápios dos nossos restaurantes, vejo o queijo aparecendo em praticamente todos os pratos, como protagonista, coadjuvante ou fazendo pontinhas como extra. No início da refeição, por exemplo, o queijo já aparece nos canapés e nas entradas, enriquecendo sopas, como a sopa de cebola à francesa. Também usamos queijos nas saladas e massas, como ingrediente ou salpicado por cima antes de servir.
Usamos queijo pra enriquecer e dar sabor a vários pratos principais e sobremesas. E mais, é óbvio, sozinhos criam uma tábua de queijos sensacional.
Esta é uma salada simples, de bistrô, com alfaces macias e incrementada pelo leve sabor de nozes do Gruyère ralado grosso, croûtons ao alho e um vinagrete com mostarda Dijon.

Ingredientes

Para o vinagrete
2 colheres (chá) de água
1 colher (chá) de echalota ou cebola roxa bem picada
4 colheres (chá) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
120 ml de óleo de semente de uva ou de girassol

Para a salada
30 g de pão de forma cortado em cubinhos de 1 cm
1 dente de alho ligeiramente esmagado
2 pés de alface lisa, rasgada em pedaços de 5 cm
150 g de alface roxa, rasgada em pedaços de 5 cm, sem os talos
55 g de queijo Gruyère ralado grosso

Modo de Preparo
1. Preaquecer o forno a 180°C para fazer os croûtons.
2. Colocar todos os ingredientes do vinagrete em um vidro de boca larga com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Tampar e sacudir vigorosamente, até o molho adquirir uma consistência cremosa.
3. Espalhar os cubinhos de pão numa assadeira. Levar ao forno por 5 minutos ou até ficarem levemente dourados. Transferir para uma tigela, acrescentar o alho e mexer bem para aromatizar os croûtons. Descartar o alho.
4. Para montar a salada, despejar o vinagrete em uma saladeira grande. Juntar as alfaces, metade do Gruyère ralado e os croûtons.
5. Temperar com sal e pimenta-do-reino, se necessário.
6. Polvilhar o queijo ralado restante por cima e servir.

Dica da Zela: Se preferir poderá arrumar a salada em pratinhos individuais seguindo o mesmo procedimento da montagem na saladeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário