Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Marias de Salto e Risoto de Gorgonzola com Pêra


As "Marias de Salto" começaram não me lembro quando, mas sei que desde a primeira vez que mexemos as panelas juntas nunca mais nos separamos e formamos a dupla que leva esse nome e que anda por ai cozinhando para os amigos pelo simples prazer de cozinhar. Duplinha do barulho formada por mim e por minha amiga do peito Adriana Arineli....Maria Gi e Maria Dri. Explicação para o nome...bom, o primeiro jantar que pilotamos juntas estavamos de salto....faltava você aqui Drica linda!!!! Bjks


Nesta fotinho ai mostramos o resultado desta amizade regada à livros, filmes e receitas....Risoto de Gorgonzola com Pêra que fizemos em uma noite deliciosa na casa do Cuoco Milanês Federico Tagliabue, do Restaurante Torninha. Bons amigos, boa comida e a receita deste prato vai ai embaixo.

Para o risoto
Ingredientes
400 g de arroz arbóreo 
5 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 1/2 l de caldo de galinha
2 peras
queijo parmesão ralado a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto



Modo de Preparo
1. Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Para fazer o caldo, veja a receita logo abaixo.
2. Descasque as peras e corte-as em fatias de 1 cm espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o suco de 1/2 limão para que as peras não escureçam. Misture bem e reserve.
3. Numa panela, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 4 minutos ou até que fique transparente.
4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
5. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
6. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto.
7. Acrescente o queijo gorgonzola e as peras escorridas à panela do risoto e misture bem.
8. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
9. Desligue o fogo, acrescente a manteiga sem misturar e tampe a panela. Neste ponto, todos os convidados devem estar à mesa.
10. Tempere com a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora, mexa o risoto vigorosamente, divida em quatro pratos e polvilhe com o queijo parmesão, cerca de 1 colher (sopa) por prato. Sirva imediatamente.



Obs: Atenção ao corrigir o sal na finalização, pois os queijos são muito salgados.

Para o caldo de galinha
Ingredientes
1 frango grande
3 cebolas pequenas descascadas
3 cravos-da-índia
3 cenouras descascadas e aparadas
3 alhos-porós
2 talos de salsão
6 dentes de alho descascados
4 ramos de salsinha
2 ramos de tomilho
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
10 grãos de pimenta-do-reino
12 xícaras (chá) de água



Modo de Preparo
1. Lave bem o frango por dentro e por fora sob água corrente.
2. Pressione os cravos em uma cebola. Corte em 4 partes as outras 2 cebolas, as cenouras e os alhos-porós.
3. Com um barbante de cozinha, amarre os alhos-porós, os talos de salsão, a salsinha, o tomilho e a folha de louro.
4. Numa panela grande, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora, retirando com uma escumadeira a espuma que se forma na superfície.
5. Retire o frango da panela. O frango desfiado pode ser usado para uma outra receita.
6. Continue cozinhando o caldo por mais 1 hora e 30 minutos. Passe-o por uma peneira fina e deixe esfriar numa panela destampada.
rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário