Translate

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bruschetta Desmontada


Esta bruschetta desmontada leva croûtons integrais, ricos em vitaminas do complexo B. Por isso, esta crocante saladinha é uma ótima fonte de energia.




Ingredientes
2 fatias de pão integral
12 azeitonas pretas sem caroço
4 raminhos de manjericão fresco
2 tomates maduros (bem vermelhos)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Leve as fatias de pão ao congelador por 20 minutos. Semi-congelado ele não irá desmanchar na hora de cortar.
2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
3. Para fazer os croûtons, corte as fatias de pão em cubos bem pequenos. Transfira os cubinhos para uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar. Chacoalhe a assadeira pelo menos uma vez para os croûtons assarem por igual.
4. Corte as azeitonas em tiras finas.
5. Sob água corrente, lave os raminhos de manjericão. Retire as folhas e descarte os caules. Reserve 4 folhas e rasgue com as mãos as folhas restantes.
6. Retire a pele dos tomates. Para isso, leve uma panela com água ao fogo alto e prepare uma tigela com água e gelo. Com uma faca, corte um X na base de cada tomate. Coloque os tomates na panela com água fervendo por 10 segundos. Em seguida, transfira para a tigela com água e gelo. A partir do X, retire a pele dos tomates como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente.
7. Corte o tomate na metade e retire as sementes. Com a palma da mão, aperte cada metade contra uma superfície de trabalho. O objetivo é transformar as metades em discos, assim, fica mais fácil de cortar cubinhos bem pequenos e uniformes. Corte os discos em tiras e as tiras em cubinhos.
8. Numa tigela, misture os cubinhos de tomate, a azeitona fatiada, o manjericão rasgado, os croûtons e regue com azeite. Como a azeitona costuma ser bem salgada, prove antes de temperar com sal e pimenta-do-reino.
9. Distribua esta bruschetta desconstruída em 4 copos. Decore com folinhas de manjericão.
rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário