Translate

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Gelatina de Vinho Rosé com Frutas Vermelhas



Para fazer uma gelatina com sucesso, você vai precisar de líquido em temperatura alta o suficiente para dissolver a gelatina. Se usar gelatina demais, o resultado será borrachento; se usar de menos, não ganhará consistência.
Antigamente, as gelatinas eram feitas muito duras, para permitir que os mais diferentes formatos fossem exibidos em carrinhos de doces, e foi a rigidez da goma desses doces que fizeram diminuir sua popularidade. A contrapartida vegetal, o Aspic, tem merecido a mesma reputação, mas por diferentes razões. O melhor conselho é errar para menos e gelar a gelatina até estar firme do que expô-la à temperatura ambiente.
A Gelatina de Vinho Rosé é uma sobremesa delicada, perfeita para dias quentes. Qualquer vinho rosé é apropriado para esta receita, mas sua escolha vai determinar o estilo e o "peso" do prato final. Eu costumo usar o robusto rosé da Califórnia ou o frutado Anjou, assim como os rosés australianos. O importante é que o vinho não seja muito doce, pois é sua adstringência balanceada pelo açúcar da fruta que produz o efeito ideal.
A natureza frágil das frutas vermelhas é bem-vinda nesta receita. O resultado pode ser comido com colher ou desenformado.
Sobremesa servida no jantar de ontem que fiz para o amigos que se submetem mensalmente às minhas experiências gastronômicas.

Ingredientes
750 ml de vinho rosé
600 g de açúcar
8 folhas de gelatina, deixadas de molho por 10 minutos e espremidas
6 colheres de sopa cheias de mirtilos, framboesas e amoras (gosto de fazer com a groselha fruta, mas no Brasil é difícil encontrá-la)

Modo de Preparo
1. Aquecer junto o vinho e o açúcar. Quando ferverem, retirar a panela do fogo.
2. Picar as folhas de gelatina e dissolver em 100 ml de água fria. Espremer e e esperar diluir.
3. Juntar esta mistura com a de vinho e açúcar e misturar bem para incorporar.
4. Quando o líquido estiver morno, despejar uma camada de aproximadamente 2 dedos em um copo ou taça.
5. Levar para gelar até começar a firmar.
6. Arrumar algumas frutas sobre a primeira camada de gelatina.


7. Despejar o restante do líquido já frio e levar para gelar até o dia seguinte.
8. Servir com chantilly ou sorvete.

rendimento: 6 porções

2 comentários:

  1. Parece fácil, mas você faz tudo parecer fácil, porque adora seu trabalho. Nem sei se tento ou espero uma oportunidade, compro tudo e te chamo para fazer. Acho que fico com a segunda opção. Bjssss Maria Elisa

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaaa
    Vc escolhe, mas se quiser que eu faça não tem problema. Faço e comemos juntas.
    Bjs
    Zela (o:

    ResponderExcluir