Translate

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cafe De Reiger

Nós e Nynke no De Reiger

De Amsterdam só tenho lembranças agradáveis, mas alguns lugares ficarão na memória gustativa e afetiva e voltarei a eles sempre que passar por lá. Um deles é Cafe De Reiger...cafe sem acento respeitando o idioma holandês. É o mais moderno dos antigos bistrô-restaurantes da cidade, onde se pode saborear um bom vinho à luz de velas, protegido por cortinas pesadas de veludo vermelho.
Numa noite quente saimos para caminhar pelas  ruas de Jordann. Ao virar a esquina do nosso canal nos deparamos com algumas mesinhas espalhadas pela pequena rua e decidimos sentar. Estavamos no De Reiger. A garçonete que nos atendeu se chama Nynke, apaixonada pelo Brasil e muito simpática...começava ali uma boa amizade que se estendeu pelo restante da viagem e resiste até hoje. Deste dia em diante nos tornamos presença constante.
Neste dia eu comi um ravioli de funghi ao sugo e Babi pediu um filet ao molho de mostarda e legumes. Delícia, mas o melhor prato foi saboreado dias depois.















Agora vamos ao melhor prato e contarei em poucas palavras a história dele. Mariscos ao Vinho Branco servidos com French Fries, uma receita típica da Bélgica, mas não foi lá que encontrei o melhor e sim no pequeno café em Jordann. Vem numa panelinha preta, destampamos e comemos o primeiro marisco: o segundo deve ser pinçado com a primeira ostra e assim por diante. Não tenho palavras para descrever o quanto é bom. Acabei de comer e fui na cozinha cumprimentar o Chef e pedir a receita.


Não sei a quantidade exata do ingredientes,  mas sei que os mariscos são limpos, cozidos no vinho branco junto com cebolinha, um talo de aipo e um pouco de sal. Servido com as deliciosas batatas cortadas que não são certinhas...cada uma em tamanho e corte diversos, mas deliciosas.
Terminamos a noite sentadas na calçada em frente ao Cafe saboreando um vinho branco e felizes da vida.



Cafe De Reiger
Nieuwe Leliestraat 34
Amsterdam
Tel: 0031 (0) 20 6247426


6 comentários: