Translate

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fettuccini ai Funghi


Domingo chuvoso em casa. Minha filha foi a um aniversário e estavamos eu e mamãe. Fomos ao mercado comprar batatas e eis que tropeço em lindos cogumelos. Graudos e frescos. Não resistimos e compramos um pouco de cogumelos de Paris e outro tanto de shitake. O que fazer? Lembrei que tinha em casa massa, Brandy ( perfeito para funghis ), creme de leite fresco e echalota. Chuva rima com preguiça e por este motivo não fiz a massa...optei por uma boa massa pronta. Ficou ótimo, mas repito sempre que a massa fresca é imbátivel e prometo em breve postar a receita dela aqui.


Cogumelos na bolsa, retornamos para casa e mãos à obra. O resultado eu fotografei e prometi aos amigos publicar a receita aqui no blog. Vamos a ela...

Ingredientes
300 g de massa fettuccini
100 g de cogumelos de Paris frescos
100 g de shitake frescos
50 g de manteiga
1/2 echalota ou cebola roxa
1 colher de sopa de Brandy ( só pode ser Brandy viu )
250 g ou 1/2 xícara de creme de leite fresco
Salsa fresca
sal
Pimenta-do-reino branca
sal grosso ( marinho )
Grana Padano ou parmegiano reggiano ou Faixa Azul

Modo de Preparo
1. Picar a salsa. Separar os ramos dos talos com as mãos. Juntar tudo e picar com faca bem afiada até ficar bem pequeno. Após picar, colocar a salsa num pano de prato limpo e torcer bem para sair o caldo. Repetir esta operação. Forrar um potinho com papel toalha e por a salsinha picada nele. Fazendo isso você obterá uma salsinha solta para salpicar no prato, pois a salsa molhada gruda.
2. Picar a echalota bem pequeno.
3. Lavar e picar os cogumelos em pedaços grandes.
4. Aquecer uma panela de água ( proporção de 4 L para cada 350 a 450 g de massa fresca ou seca ). Temperar a água fervente com sal marinho ( 2 colheres de sopa para 4 L de água ).

5. Coiznhar a massa respeitando o tempo escrito na embalagem.
6. Aquecer uma panela ou frigideira grandes. Quando estiver quente juntar a manteiga e esperar derreter.


7. Juntar a echalota picada e refogar até que esta fique transparente.




8. Adicionar os cogumelos. Temperar com sal e pimenta à gosto. Saltear ou mexer para incorporar bem os temperos.  Juntar o Brandy e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo.



9. Adicionar o creme de leite, mexer e cozinhar por 2 minutos. Acertar o sal.



10. Escorrer a massa e misturar ao molho. Servir os pratos. Salpicar salsinha. Servir com queijo ralado na hora ( grana padano ou parmegiano reggiano ou no minimo o Faixa Azul brasileiro ).

rendimento: 2 porções

Dicas da Zela: não acrescente azeite ou óleo na água de cozimento do macarrão, pois o macarrão ficará escorregadio e o molho não vai aderir a ele. O motivo pelo qual as pessoas adicionam azeite ou óleo à água é para evitar que a massa grude. Para isso que isso não ocorra é melhor mexer a massa depois dela ter sido colocada para ferver.
Depois que escorrer a massa não lave o macarrão com água fria para interromper o cozimento, pois você estará removendo todo o amido e tempero da massa.
Para temperar o macarrão, eu sugiro que a massa seja adicionada à panela com molho imediatamente após  escorrer a massa, mexendo logo para evitar que grude pela sobreposição. Certifique-se de que a panela ou frigideira em que está preparando o molho seja grande o suficiente para receber todo o macarrão escorrido.

4 comentários:

  1. Que bom que gostou Xana. Volte sempre por aqui!!
    Bom domingo
    Zil bjs :-)

    ResponderExcluir
  2. Hum...maior "délice", heim?!Só de olhar as fotos, eu fiquei com água na boca!

    ResponderExcluir
  3. Biaaaaaaaaaa!!! Que bom te ver aqui na minha cozinha!!!
    Bem-vinda!!!
    Bjs
    Z(o:

    ResponderExcluir