Translate

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bruges, chocolate e flores



A fama dos chocolates belgas é imensa. Afirma-se sem medo e quase sem opositores que os chocolates belgas são os melhores do mundo. Realmente são...seja ele sorvete, chocolate quente, waffle ou mesmo em barra.



Estive em outras cidades na Bélgica, mas para mim Bruges é a cidade do chocolate. Bruges tem ar de conto de fadas e cheiro de chocolate. Localizada no lado flamengo do país e a menos de uma hora de trem de Bruxelas, a pequena cidade ( cerca de 117 mil habitantes ) é uma espécie de grande casa de bonecas: as construções são estreitas, com poucos andares e cheias de cores, proporcionando ao visitante uma agradável sensação de acolhimento desde a chegada na cidade. Com uma infra-estrutura turística bastante desenvolvida, os moradores estão mais do que acostumados a receber estrangeiros, por isso é bastante fácil comunicar-se com todos em inglês, ainda que você não seja fluente.
A cidade é muito agradável para caminhadas, por isso dispense o carro e vá de trem ou de ônibus, assim já aprecia a paisagem desde antes de chegar. O principal ponto turístico da cidade é a Markt ( Praça do Mercado ) que, como as demais Grand Places belgas, tem seus quatro lados cercados por construções imponentes. A construção mais imponente é o Belfort (Campanário), cuja torre é visível desde outras áreas da cidade, mas o diferencial está no lado exatamente oposto a ele; ali se encontram os pequenos edifícios tradicionais da cidade, em diferentes cores, que conferem à cidade uma alegria e carisma que às vezes falta a cidades de maior tamanho.


E as flores!!! Tenho paixão por flores e Bruges é um festival de cores e flores espalhados pela cidade. Jardins, janelas. Impossível não clicar. Começa nessa cidadezinha dos sonhos meu álbum de flores que continuou em Amsterdam, mas isso fica pra depois.



O chocolate é o seu ponto fraco? Então você está na cidade certa! Assim como em Bruxelas, Bruges é cheia de lojas desse doce, daquelas de deixar qualquer um louco! E, se o chocolate belga é conhecido como o melhor do mundo, não é sem motivo: marcas como Guylian, Cote d’Or e Kim deixam bem claro o porquê, e com preços mais baixos do que encontramos aqui no Brasil e até mesmo no free shop dos aeroportos.
Um lugar imperdível!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário