Translate

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bélgica e cerveja



Não tenho muito o que dizer da Bélgica em termos gastronômicos, mas jamais esquecerei a cerveja belga, chocolates, flores e Bruges. Vamos começar pela cerveja. Nada contra as nossas louras geladas, mas depois que bebi uma belga não quero mais saber de outra.
Como as demais nacionalidades, os belgas orgulham-se da sua rica cultura cervejística. Há mais de 1. 500 tipos de cerveja belga ( incluindo cerveja com rótulo ) entre as quais: Stella Artois, Alken Maes, Jupiler, Delirium tremens, Duvel, Kwak, La Binchoise, Leffe e Hoegaarden são algumas das mais conhecidas. Geralmente é dito ( principalmente pelos belgas ) que as cervejas da Bélgica são particularmente excelentes. A Bélgica é a única região onde os monges trapistas produzem a cerveja que recebe o nome da ordem ( cerveja trapista ). Um exemplo desta cerveja é a Chimay.
Cada variedade da cerveja belga é servida em um copo específico. A forma e tamanho do copo varia, e tem o efeito de acentuar o sabor daquela cerveja em particular.
A cerveja tem para os belgas a mesma importância que o vinho para os franceses.
A temperatura  é um ponto importante. Quando você bebe uma cerveja muito gelada as papilas gustativas se fecham fazendo com que o sabor desapareça e você não sinta a porcentagem de álcool que está tomando. As cervejas que matam a sede ( Lager e trigo ) são servidas a 2 graus, em copo comum úmido e com, no máximo, 3 dedos de espuma.
Deve ser servida em copos limpos, sem vestígio de gordura. Se o chope estiver sem espuma, é sinal de que o copo está sujo ou mal enxaguado.
Aqui no Brasil  as cervejas importadas são compradas em lojas ou supermercados especializados, locais em que a bebida é cuidada da maneira correta. As cervejas que são expostas por muito tempo ao sol ou à luz artificial, em temperaturas muito altas, estragam muito mais rápido. Essa é uma das razões que faz com que as cervejas belgas sejam engarrafadas em recipientes escuros.
Percebi que mulheres pediam sempre uma cerveja de cor vermelha. Feita de frutas vermelhas ( morango, amora, cereja ), é mais ácida, mais refrescante, e dirigida principalmente ao público feminino. É fermentada diretamente com frutas, possui cor avermelhada, espuma meio rosada e teor alcoólico médio. Não resisti e experimentei a Mort Subite, produzida de acordo com a secular receita de fermentação espontânea, vagarozamente maturada em barril de carvalho, no qual deliciosas cerejas frescas são adicionadas. Isto dá a essa tradicional cerveja seu sabor de cereja único. Gostei, mas prefiro a tradicional.



Dica: Deixe a garrafa por no mínimo dois dias em pé antes de beber. A maioria das cervejas belgas tem segunda e terceira fermentação, o que faz com que fique um sedimento na garrafa. As que têm tampa de champagne podem ser guardadas deitadas, pois a célula de levedura terá maior contato com a bebida, conferindo melhor aroma à cerveja.

Encontrei cafés aqui na minha cidade ( Niterói ) que vendem várias cervejas belgas.

Enfim, me rendi a esta delícia!!!

Delicatella
Av. Rui Barbosa, 274/loja 108
São Francisco - Niterói - RJ
Tel: 55 (21) 2610-5120


Empório Icaraí Delicatessen
Rua Mem de Sá, 111/loja 101
Icarái - Niterói - RJ
Tel: 55 (21) 2610-7175

2 comentários:

  1. Cara senhora
    Agradei -me ler o seu relatório, todavia quereria contradizer as suas palavras sobre as cervejas vermelhas, não são cervejas exclusivamente para mulheres pois temos ainda mais marcas de cerveja de todos as cores, ruivas, loiras e pretas e mesma entre as cervejas frutuosas há que têm um teor de 8° e 12° graus e não nem todas são aptas para donzelas magras. Se tenha a sorte encontrar numa loja no Brasil " liefmans goudband 8° "você dançara a samba sem música . cumprimentos de um belga

    ResponderExcluir
  2. Oi Belga,
    Bem-vindo ao meu espaço!!!
    Agradeço seu comentário e sugestões, mas gostaria de dizer que discordo de algo que escreveu: não disse que as cervejas vermelhas são "exclusivamente" para mulheres. Disse ter observado que as mulheres pediam mais este tipo de cerveja, pois onde quer que eu tenha sentado percebi que a maioria das mulheres se deliciavam com esta cerveja e por isso imaginei ser direcionada ao público feminino e experimentei. Quanto à "Liefmans Goudband 8º", se não encontrar aqui no Brasil, encontrarei na Bélgica, pois volto lá em abril e tenha certeza que sambarei sem música na tua terra. Cumprimentos de uma brasileira chamada Gisele ou Zela

    ResponderExcluir