Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Talharim com Lagostim



Na Itália chamamos de scampi e aqui de lagostim...adoro!!! Pra mim é o que de melhor vem do mar. Este prato aqui é simples e fiz num fim de tarde na casa de uma amiga. Ficou tão lindo que nem tiramos da frigideira...foi parar a própria frigideira na mesa...rs

Ingredientes:
500g de talharim
Sal grosso
1,5 kg de lagostim
1 garrafa de passata de pomodoro ou polpa de tomate líquida
1 lata de tomates pelados
1 cebola roxa
1 dente de alho
tomilho fresco
alfavaca fresca
salsa fresca
1/2 copo de vinho branco seco
azeite extra-virgem
1/2 pimentão amarelo
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo:
1. Ferver a água para o talharim em um panelão e salgar com sal grosso ( 1 1/2 mão de sal).
2. Lavar os lagostins. Fazer um corte em cima do corpo do lagostim com uma faca pequena e afiada. Cortar no sentido cabeça-rabo iniciando assim que termina a cabeça e terminando antes de começar o rabo. Assim facilita na hora de comer e descascar o lagostim. Pode ser feito só com a carne, mas o efeito visual e o sabor não é o mesmo.
3. Picar a cebola em pedaços bem pequenos.
4. Numa frigideira, aquecer o azeite, acrescentar a cebola e o dente de alho descascado e inteiro. Refogar. Juntar os lagostins e saltear. Acrescentar o vinho e deixar evaporar. Deixar uns minutos. Acrescentar folhas de alfavaca e tomilho, pimentão amarelo em pedaços ( sem caroço e fibras brancas ). Juntar os tomates pelados e a polpa de tomate ( vá colocando aos poucos até chegar à quantidade adequada aos lagostins ).
5. Deixar cozinhar. Retirar o pimentão e o dente de alho ( só são usados para dar sabor ).
6. Cozinhar o talharim e escorrer.
7. Acertar o sal e a pimenta do molho. Virar o talharim na própria frigideira com o molho e saltear ( saltear é fazer o que está dentro da frigideira saltar sem deixar cair para fora num movimento de vai-e-vem para que os ingredientes se misturem ). Quem achar difícil, pode mexer com uma colher de pau e misturar.
8. Salpicar salsa fresca picadinha e servir. Eu servi na própria frigideira, como podem ver na foto pra não perder o efeito do prato.
rendimento: 5 porções

Dica da Zela: Não costumo servir queijo em pratos com frutos do mar ( tradição italiana ). Como no Brasil é apreciado o consumo de pratos com massa com queijo, ofereço ralado na hora e à parte.

2 comentários:

  1. Zela, boa tarde, não sabe o quanto adorei e me fez lembrar o talharim que comi em Veneza, parabens.

    Dirceu / Barueri - SP.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Dirceu!!
    Que bom que gostou e te trouxe boas lembranças.
    Aprendi este prato quando morei na Itália e é típico de lá. Morei em Marostica, na Província de Vicenza,região do Vêneto...minha cidade fica 40 minutos distante de Veneza.
    Seja bem-vindo à Cozinha da Zela.
    Abç,
    Zela ;^)

    ResponderExcluir