Translate

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nuvem Macia de Limão




Faz tempo que não coloco um docinho aqui...
Gosto muito do sabor do limão, que muitas vezes uso tanto em pratos doces como salgados...massa, carne, peixe...Hoje eu só queria algo "macio e perfumado", mas não tinha nada em mente e nem nos meus cadernos de receitas...o empurrão final veio da minha mãe me pedindo algo doce no café da manhã. Abri a geladeira, achei algumas coisinhas sobrando, joguei tudo na minha planetária e depois de um tempo olhem só o que saiu do forno...Z.

Ingredientes
230g de farinha de trigo
70g de amido de milho ( maisena )
120g de manteiga em temperatura ambiente
180g de açúcar cristal
3 ovos em temperatura ambiente
1/4 de copo de leite
2 limões sicilianos
1 pote de iogurte natural
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo
1. Separar as gemas das claras.
2. Misturar o açúcar com a casca do limão ralada. Juntar as gemas, a manteiga, o leite e o iogurte e bater em velocidade média ( nível 5 ) por mais ou menos 40 segundos.
3. Acrescentar a farinha e o sal e bater por mais 1 minuto.
4. Bater as claras em neve firme.
5. Juntar as claras e o fermento à massa e mexer suavemente com uma colher de pau até obter uma massa homogênea.
6. Colocar em uma forma redonda untada e enfarinhada ou de Tefal e assar a 180º por cerca de 30 minutos ( espete o palito pra ver se está boa ).
7. Deixar esfriar e pulverizar açúcar de confeiteiro por cima.

Curiosidade: Inventei um nome pra este doce-bolo porque o fiz com o que achei na geladeira e no final deu nesta delícia ai...fofinho com uma nuvem...rs


2 comentários:

  1. Você é um mimo e
    uma nuvem poética
    na cozinha O CÉU

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeeee
    Como é gratificante ler estas palavras ao abrir minha caixa postal!!
    Ganhei o dia viu!!!
    Bjs
    Zela ;^)

    ResponderExcluir