Translate

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bavette ao Pesto, Batatas e Fagiolini




Conhecido na Itália como fagiolini e aqui como vagem macarrão, nada mais são do que as vagens imaturas de feijão (Faseolus vulgaris), da família das leguminosas. Na cozinha pode ser usado em uma variedade de receitas, como guarnição, cozido e temperado com azeite e limão, ou fritos com alho e ervas aromáticas, acompanhados com batatas cozidas, e também pode ser usado em omeletes, tortas salgadas ou em pratos de massa.
Trago para vocês uma receita de fagiolini com massa que jantamos hoje. Combinado com pesto e batata, ficou delicioso e perfeito para quem aprecia pratos vegetarianos.
Aprendi este prato na Itália, que pode ser considerado uma versão bem antiga e enriquecida do tradicional pesto. Receita típica da região da Liguria, onde pesto é sinônimo de riqueza ou um molho enriquecido e por isto este aqui é chamado de "pesto rico".
Vamos a ela...

Ingredientes
350g de massa tipo Bavette
200g de fagiolini ou vagem macarrão
2 batatas médias
4 porções de pesto genovês ( receita encontrada neste blog )
2 colheres ( sopa ) de azeite extra-virgem

Modo de Preparo
1. Preparar 4 porções de pesto genovês como ensinei aqui no blog
2. Lavar os fagiolini e retirar as pontas, ferver em água levemente salgada. Escorrer bem quando estiverem crocantes ...basta morder que saberá o ponto certo.
3. Descascar as batatas e talhar em cubinhos. Cozinhar em água salgada e escorrer ainda duras...duras não significa cruas, mas cozidas e firmes.
4. Ferver a água da massa com um punhado de sal grosso ( uma mão ).
5. Cozinhar a massa.
6. Em uma tigela colocar as batatas, os fagiolini inteiros ou partidos em 2, o azeite, o pesto e misturar delicadamente.
7. Escorrer a massa "al dente" e separar 1 colher da água que cozinhou a massa.
8. Adicionar está água ao molho antes de juntar a massa para que este fique bem cremoso.
9. Misturar a massa ao molho e misturar suavemente para não amassar os legumes.
10. Servir imediatamente decorado com uma folha de manjericão.
rendimento: 4 porções

Curiosidade: Na receita original os legumes devem ser cozidos na mesma água da massa, mas como cada um tem um tempo de cocção diferente é preciso ter cuidado na hora de retirá-los. Se não se sentir seguro para fazer desta forma, cozinhe os legumes separadamente.
Na Itália o fagiolini ideal é conhecido como "Bobby" que é cilindrico. Aqui no Brasil corresponde à vagem macarrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário