Translate

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Carpaccio com Rúcula e Grana Padano




O Carpaccio de carne bovina com rúcula e grana é o mais tradicional. Simples de se fazer, principalmente porque não necessita de forno&fogão...coisa rara numa cozinha.
É feito com fatias bem finas de carne crua, geralmente de boi ou vitelo, arrumadas em um prato e cobertas com rúcula, lascas de grana, azeite, limão, sal e pimenta.
O Carpaccio foi criado em 1950 por Giuseppe Cipriani, fundador do famoso Harry's Bar de Veneza, que preparou pela primeira vez este prato durante uma exposição de pintura do artista  Vittore Carpaccio. Ele criou esta preparação com carne crua porque a Condessa  Amalia Nani Mocenigo tinha que seguir uma dieta que a impedia de comer carne cozida.
Hoje encontramos várias versões deste prato...feito com salmão, beringela, abobrinha e até carpaccio de melância eu já encontrei...mas fico com o tradicional.
Curiosidades à parte, vamos ao Carpaccio!!! Z!




Ingredientes
400g de filet ou ou contra-filet ou lagarto bovino limpo
100g de queijo grana padano em lascas ( não ralar...faça lascas com faca ou descascador )
100g de rúcula
suco de 2 limões
100ml de azeite extra-virgem
pimenta-do-reino ralada na hora
sal à gosto

Modo de Preparo
1. Preparar o molho espremendo o suco dos limões, coar e colocar numa tigela. Juntar o azeite, o sal e a pimenta e misturar com a ajuda de um garfo.
2. Hoje em dia já podemos comprar as fatias de carne pra carpaccio, mas se você preferir comprar uma peça de carne inteira, peça ao açougueiro para remover as gorduras e nervos. Prestar atenção para depois de limpa a peça pesar 400g.
3. Após cortar a carne, dividir as fatias em 4 pratos, regar com o molho, distribuir o grana e a rúcula.
4. Se preferir poderá marinar a carne com o molho e deixar na geladeira por cerca de 10 minutos, o que dará à carne um aspecto de cozida. Após marinar, retire da geladeira e acrescente a rúcula e o grana.
5. Sirva acompanhado de azeite, pimenta pra ralar e sal para que cada um tempere como quiser.
rendimento: 4 porções

Dica da Zela: se quiser pode juntar ao molho 1 colher se mostarda ou de maionese.

Um tempero a mais: Giuseppe Cipriani criou um molho específico para o Carpaccio que veio a ser conhecido como "Molho para Carpaccio". Este molho é feito misturando 200ml de maionese ( melhor ser feito com maionese caseira ), 1 a 2 colheres de chá de molho Worcestershire, 1 colher de chá de suco de limão, 3 colheres de sopa de leite, sal e pimenta-do-reino branca à gosto.

2 comentários: