Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Burrata




Burrata é um tipo de queijo italiano que pode ser considerado um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga. Aliás, seu nome vem daí: burrata, de burro, manteiga em italiano. É uma bola, parecida com aquelas mussarelas de búfalas de 500 gramas, do tamanho de um punho fechado.
É também feito a partir do leite de búfala. Por fora, tem uma casca de queijo firme, com sabor parecido com o das mussarelas que conhecemos. Quando você parte, o interior é suave, macio, um creme, quase uma manteiga. E com um gosto azedinho, que lembra o iogurte natural. Sempre soube que era um queijo especial. Na Itália, é vendido envolto em folhas verdes, para demonstrar seu frescor: se as folhas estão verdes é porque o queijo acabou de ser preparado. É extremamente sensível e tem uma durabilidade de dois ou três dias no máximo.
Não conhecia a Burrata e a descobri assim que cheguei na Itália. No primeiro restaurante que trabalhei lembro quando ouvi um dos cuocos pronunciar este nome e dai veio a curiosidade de saber oque é e experimentar.
Desde então está delícia passou a fazer parte da minha vida. É realmente um queijo especial, porém, difícil, para poucos paladares. É leve, quase azedo, um acompanhamento perfeito para uma focaccia macia e salgada.
Aqui encontrei boas burratas, mas de longe como as que comi na Itália, que de tão boas são difíceis de ser encontradas até mesmo por lá. Chegam poucas aos locais de venda e acabam rápido. No Restaurante Sale Grosso que trabalhei em Treviso este antepasto era o mais pedido.
Partir aquela bola, deixar escorrer o creme, alguns fios de azeite, pão e é partir para o abraço!!!!

2 comentários:

  1. Onde você compra a burrata em Niterói?

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais fresca melhor, ou seja, deve comprar a burrata com data de fabricação recente ( de 1 a 2 dias de fabricação). Se comprar com 7 dias a burrata vem dura e não escorre. Conheço o gerente do Mercado Pérola em São Francisco e ele sempre me informa quando chega a burrata e se está fresca. É lá que compro.
    Abç
    Zela

    ResponderExcluir