Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Terrine de Berinjela



De sabor suave e adocicado, esta terrine de berinjela fica ainda mais gostosa se você servir com torradinhas de pão integral para acompanhar.


Ingredientes
2 berinjelas
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 cebolas picadas
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
3 tomates picados
1 colher (sopa) de tomilho fresco
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 colher (sopa) de sal grosso
torradas de pão integral para acompanhar

Modo de Preparo
1. Numa tábua, corte as berinjelas em fatias bem finas no sentido do comprimento.
2. Numa assadeira, espalhe as berinjelas e polvilhe com sal grosso. Apóie a assadeira numa tigelinha, para que fique inclinada e permita que o líquido que irá se formar escorra. Deixe repousar por 20 minutos.
3. Leve uma frigideira com 2 colheres (sopa) de óleo ao fogo médio. Quando esquentar, abaixe o fogo e junte as cebolas, os dentes de alho e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo sempre, até que os ingredientes fiquem caramelizados. Adicione o extrato de tomate, aumente o fogo para médio e refogue por 2 minutos. Junte o tomate e o tomilho e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma de bolo inglês com óleo e forre com papel-alumínio, deixando para fora uma borda de 3 cm.
5. Cubra o fundo da fôrma com as fatias de berinjela, espalhe sobre elas uma fina camada da pasta de tomate e, por último, polvilhe com um pouco de queijo. Repita o procedimento várias vezes e finalize com uma camada de berinjela.
6. Leve a terrine ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Quando esfriar, desenforme cuidadosamente, retire o papel-alumínio e sirva com torradas de pão integral.
rendimento: 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário