Translate

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cheesecake de Abóbora e Gotas de Chocolate com Creme Country




Faz um bom tempo que não posto uma receita de Cheesecake. Aqui no blog vocês poderão encontrar as receitas da cheesecake integral, da tradicional e muitas outras, mas hoje resolvi mudar um pouco e postar uma variação do clássico cheesecake americano. Escolhi trabalhar com a abóbora por sua cor, textura e sabor. A abóbora é um coringa na cozinha podendo ser usada tanto em preparações doces como salgadas. Saborear a abóbora não é tarefa difícil, visto que é super saborosa, mas isto não é tudo, pois este alimento é  repleto de benefícios. 
Começamos pelas fibras que estão em sua composição e auxiliam no equilíbrio das taxas de colesterol. É rica em niacina, substância originária das vitaminas do complexo B, que age evitando problemas na pele e no aparelho digestivo. Contém ainda cálcio e fósforo, minerais importantes na formação dos ossos e dos dentes. Por estes e outros motivos não deixe de acrescentar esta maravilha na sua mesa!!
Use uma abóbora fresca para fazer este cheesecake. Como a abóbora é muito rica em água, cozinhe-a lenta e completamente antes de descascá-la e amassá-la para reduzir o teor de água.
Na minha opinião é difícil encontrar algo que não combine com chocolate e por isso resolvi usar esta delícia nesta receita.
Para finalizar escolhi o 'Creme Country' para acompanhar. Este creme recebeu este nome dos americanos que costumam usá-lo em diversas sobremesas, além de ser uma alternativa mais pungente e saborosa se comparado com o creme chantilly comum. Este creme tem inúmeras utilidades e uma delas é que pode ser congelado e servido como sorvete...experimente usá-lo com uma pitada de canela...hummmmm.

Ingredientes
Para a massa
150 g de biscoito integral moido
4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado
85 g de manteiga derretida

Para o recheio
450 g cream cheese, à temperatura ambiente
100 g de açúcar de confeiteiro
2 ovos
1/2 colher de chá de essência de baunilha
125 g de purê de abóbora
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada ralada
1/2 colher de chá de cravo-da-índia em pó 
85 g de gotas de chocolate ( escolher sempre chocolate de 1ª linha )

Para o creme country
155 g de creme de leite azedo
125 g de queijo mascarpone
125 g de iogurte integral natural
100 g de açúcar de confeiteiro
2 colheres de chá de eesência de baunilha

Modo de Preparo
1.  Bater o biscoito no processador até formar uma farinha.
2. Para preparar a massa, juntar a farinha de biscoito com o açúcar e a manteiga em uma tigela grande e trabalhe com as mãos até misturar tudo muito bem. Pressionar a mistura contra o fundo e as laterais de uma forma redonda de 23 cm de diâmetro, de aro removível e leve à geladeira até a hora de usar.
3. Preaquecer o forno a 180°C. Na tigela de uma batedeira, juntar o cream cheese e o açúcar. Bater até obter uma massa lisa. Juntar os ovos e a essência de baunilha e misturar bem. 
4. Adicionar o purê de abóbora e os temperos. Misturar.
5. Juntar as gotas de chocolate ao creme de abóbora, mexendo com  uma espátula.
6. Despejar o recheio na massa gelada.
7. Levar ao forno e assar por 30 a 40 minutos. O centro do cheesecake ficará macio ao toque.
8. Deixar esfriar à temperatura ambiente e depois levar à geladeira, coberto com filme plástico por no mínimo 6 horas, ou até o dia seguinte.
9. Para fazer o  creme country, juntar todos os ingredientes em uma tigela funda e colocar dentro de uma outra tigela maior, cheia de gelo. Bater até obter picos macios, com a consistência de um creme chantilly ( vai render cerca de 480 ml de creme country ). Cobrir e guardar na geladeira. Assim, ele durará de 3 a 4 dias.
10. Para servir o cheesecake, remover o aro da forma, cortar em fatias iguais e juntar uma porção de creme country.

rendimento:  6-8 porções

Dica da Zela: se preferir, poderá servir este cheesecake com creme chantilly comum, com calda de chocolate ou com o sorvete que preferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário