Translate

terça-feira, 26 de abril de 2011

Porto Alegre e o Cachorro-Quente do Rosário


Cachorro-Quente do Rosário

Vários motivos me levam sempre a Porto Alegre, cidade que admiro, povo que me recebe muito bem e sempre tenho excelentes experiências enogastronômicas por lá.
Aproveitei a Semana Santa e embarquei pra POA para descansar, curtir a gauchada, beber e comer muito bem.
Sempre que escolho um roteiro faço uma busca dos melhores lugares para se comer, degustar um bom vinho, parques, museus...faço a mala e pego a estrada.
Vocês me conhecem e sabem que meu melhor programa é escolher restaurantes e comer o que de bom se produz por onde quer que eu vá.
Porto Alegre é um celeiro da boa gastronomia. Não falo só dos restaurantes requintados, mas também de carrocinhas de cachorro-quente entre outras delícias.
Os porto-alegrenses, mesmo sem se esforçar para isso, acabam se mostrando como parte de um mundo bem diferente daquele com o qual estamos acostumados. Mesmo o dia-a-dia, ao preparar um mero sanduíche, eles acabam inventando algo sutil, melhorando aquilo que já era bom. E caso eles não consigam modificar o sanduíche em si, pelo menos o batizam com um novo nome. Exemplos disso são o famoso misto quente, que na capital gaúcha é chamado de torrada americana, e o queijo quente, que é conhecido como torrada simples.
O primeiro lugar que fui chama-se Cachorro-Quente do Rosário, a carrocinha mais famosa de Porto Alegre. Na verdade, não fui ao Rosário neste feriado e sim no ano passado e fiquei devendo esta postagem. O cachorro-quente que é considerado o primo pobre dos sanduíches está entre os que mais gosto. Segundo suas origens não é nada mais que uma salsicha com pão cortado ao meio. Os brasileiros incrementaram com molho de tomate e maionese para deixar o sanduba menos seco. Os porto-alegrenses foram mais além e, ao invés de uma decidiram colocar duas ou três salsichas dentro do pão.
Antigamente, o carrinho de cachorro-quente era conhecido como Cachorro do Bambi. Os gaúchos se recusaram a comer num lugar com este nome e batizaram de Cachorro-Quente do Rosário. O sanduíche, porém, é servido num pão que os gaúchos chamam de cacetinho; pode ter duas ou três salsichas, ou uma linguiça,e é acompanhado de molho de tomate, queijo ralado, ervilha e, no final, seu toque especial: azeite.
O Colégio Rosário se tornou referência na cidade porque na sua esquina está o mais tradicional carrinho de cachorro-quente da cidade.
Esta foi minha primeira parada em POA e recomendo.




Cachorro-Quente do Rosário
em frente ao Colégio Marista Rosário
Praça Dom Sebastião, 2 - Independência
Porto Alegre - RS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário