Translate

terça-feira, 26 de abril de 2011

Comer bem em Porto Alegre - Moinhos de Vento


Porto Alegre é povoada por bons restaurantes, botecos, galeterias e bares para todos os gostos. Fiz uma seleção  e sai para conferir.
Num único bairro chamado Moinhos de Vento concentram-se vários cantinhos que merecem ser visitados e oferecem excelentes opções para almoço e jantar. Começo pelo As Santas Bistrô. Ambiente requintado e aconchegante. Cheguei a ele através do blog Destemperados( http://destemperados.blogspot.com/ ). Havia um show de jazz logo na entrada. Me  apresentei e procurei saber quem era o Chef, Luciano Soares logo veio à mesa e me apresentou o menu. Comi, bebi e depois conheci a proprietária Georgia Brun Gouvea. Conversamos muito e desta passagem pelo As Santas ficou uma amizade que se estende até hoje e quem sabe uma possivel parceria profissional.


O As Santas me deixou na memória gustativa o prato que  foi servido na última sexta-feira Santa: Lombo de Bacalhau com Cebolas Confit, Molho Vichyssoise, Ovo Poché e Mini-Batatas Assadas.

Lombo de Bacalhau

Combinação perfeita de sabores, textura e cores. Suave e encantador.
Pra finalizar a conta veio dentro de uma caixinha de madeira que adorei!!! Uma delicadeza!!



As Santas Bistrô
Rua Hilário Ribeiro, 287 - Moinhos de Vento
Porto Alegre - RS
tel: 55 51 3019-7997

Fotos by Eduardo Liotti 





Continuando meu tour pelo bairro, escolhi o japonês Daimu. Gosto muito da gastronomia japonesa. Fui muito bem recebida e optei pelo rodízio que acontece no almoço. Era sábado e o rodízio saiu por R$ 44,00/pessoa.
Começou com o buffet frio;  uma saladinha, seguida por uma série de sushis, califórnia, temakis seguidos de espetinhos de porco, tempurá de legumes e yakissoba.




Tenho hábito de frequentar restaurantes japoneses, pois minha filha Babi adora e dificilmente encontro um que não se repita, ou seja, parecem todos iguais com sabores semelhantes. O Daimu não é assim!!! Os pratos são inovadores e criativos e até mesmo o sashimi de salmão que pensei ser o mesmo em qualquer lugar, aqui é diferente, feito com matéria-prima fresca, corte perfeito e harmônico e servido de forma a encher os olhos de quem vai comê-lo. Além disso, o Daimu foge do lugar-comum e nos oferece pratos diferentes dos habituais sushis e sashimis que encontramos por ai.



O Daimu está entre os melhores restaurantes japoneses que frequentei até hoje.

Daimu - Cozinha Japonesa
Rua Dinarte Ribeiro, 169 - Moinhos de Vento
Porto Alegre - RS
tel: 55 51 3222-0038




Finalizando minha passagem pelo Moinhos, cheguei ao Vinum Enoteca. Já cheguei feliz porque vinho faz parte das delícias que não abro mão. Telefonei e fiz a reserva que não era necessária, pois estava em pleno feriado e Porto Alegre estava vazia, mas em dias comuns aconselho não chegar ao Vinum sem reserva.
O Vinum é um wine bar de respeito e com atendimento de primeira. Começando pela máquina que serve três medidas de taça preservando as qualidades do vinho por mais de 30 dias. Essa máquina estava abastecida com 8 garrafas, 4 tintos e 4 brancos perfeitamente harmonizados pelo Sommelier Junior Maroso que me recebeu muito bem e me fez viajar pelo pequeno paraíso de vinhos que se encontra nesta Enoteca. É importante ressaltar que a casa possui inúmeros rótulos de diversos países, mas destacam os vinhos nacionais.
Você pode escolher um garrafa ou degustar os vinhos da máquina. Fiquei com a segunda opção e não me arrependi.
O lugar é sofisticado, bem decorado, dois planos, mas confesso que a varanda tem seu charme e fiquei nela. A cozinha é pilotada pelo Chef Marcus Stoll que fecha o ciclo possibilitando unir excelentes vinhos com pratos  um tanto originais, como o Hamburguer Gourmet de Salmão e Guacamole . Eu fiquei com um Risoto servido com Costeletas de Cordeiro.
Outra coisa que gostei muito no Vinum foi ter encontrado ali um ponto de orientação turística.
Se forem a POA confiram este lugar pra lá de agradável.

Vinum Enoteca
Rua Marquês de Herval, 52 - Moinhos de Vento
Porto Alegre - RS
tel: 55 (51) 3395-4597


2 comentários: