Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brownies com Recheio de Cheesecake




Em semana de Páscoa nada melhor que uma receitinha com chocolate. Já postei a receita do brownie aqui no blog, mas este é um pouco diferente, pois tem o charme de ser recheado com cheesecake.
De onde vem os brownies? Conta-se que uma bibliotecária norte-americana do Maine, Miss Brown, esqueceu-se de usar fermento em pó em um bolo de chocolate e este acabou saindo do forno completamente murcho e assim nasceu o famoso Brownie!!!  Outra versão diz que o brownie surgiu do descuido de um cozinheiro americano que extrapolou no chocolate e se esqueceu do fermento. Independente da versão, o brownie como tantas outras maravilhas gastronômicas, nasceu de um engano.
Perceberão que esta receita tem as medidas caseiras com seus respectivos pesos. Aconselho usarem uma balancinha de precisão que não terá erro. Doces e balanças andam de mãos dadas!!! Outro conselho é sobre o uso de termômetro. Tenha sempre um por perto para controlar a temperatura do chocolate.
Uso dois tipos de queijo. O cream cheese e o quark. Este último é um queijo típico da Europa Central e muito consumido na Alemanha. Trata-se de uma espécie de queijo branco, magro e o seu sabor faz lembrar um pouco o iogurte. Feito de leite de vaca, combina bem com compotas de fruta ou pedaços de fruta. Fica delicioso se for servido no prato ao lado de uma sobremesa.

Queijo Quark
A arte de cozinhar é assim...cada vez descobrimos novidades em torno de uma receita. Encontrei esta num livro, fiz e aprovei!!!

Ingredientes

Massa dos Brownies
200 g de nozes-pecã, torradas e picadas grosseiramente
200 g de farinha de trigo, peneirada duas vezes e colocada numa tigela
6 ovos médios em temperatura ambiente ( 300 g no total )
450 g de açúcar
200 g de chocolate meio amargo ( 70% de cacau ), finamente picado
300 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal

Recheio de Queijo
250 g de cream cheese, passado na peneira
140 g de queijo quark, passado na peneira
60 g de açúcar
15 g de farinha de trigo
1 ovo médio ( 50 g )
2 gemas médias ( 40 g no total )

Glacê
85 g de manteiga sem sal, em cubos
120 ml de água
250 g de chocolate meio amargo ( 70% de cacau ), finamente picado

Modo de Preparo
1. Untar uma forma para brownie ou uma assadeira funda, untada com manteiga e o fundo forrado com papel-manteiga.
2. Preaquecer o forno a 170ºC.
3. Para o recheio de queijo, misturar todos os ingredientes em uma tigela grande, cubrir e reservar.
4. Para a massa do brownie, misturar as nozes com a farinha. À parte, em uma tigela grande, colocar os ovos com uma pitada de sal e 200 g de açúcar. Bater até obter uma mistura clara e esponjosa e juntar, aos poucos, o restante do açúcar, batendo sempre.
5. Colocar o chocolate em uma tigela refratária e aquecer em banho-maria. Lembrar que a tigela tem que encaixar perfeitamente na panela com água fervendo sem que o fundo da tigela toque na água.
6. Aquecer a manteiga até espumar e, batendo, adicionar devagar o chocolate derretido. Mexer até a temperatura cair para 40ºC. Deixar esfriar.
7. Adicionar 2 a 3 colheres de sopa da mistura de ovos à de chocolate para torná-la mais leve. Depois acrescentar o restante, tomando cuidado para não deixar o ar escapar. Para isso aconselho misturar com uma colher ou espátula em movimentos suaves de baixo para cima.
8. Acrescentar a mistura de farinha e pecãs, uma colherada por vez. Despejar na forma preparada.
9. Colocar o recheio de queijo num saco confeiteiro com um bico simples. Espremer 2 cm de recheio sobre a superfície de chocolate, a intervalos regulares.



10. Assar por 35 a 40 minutos. Quando centro do bolo começar a ficar firme, retirar do forno e deixar esfriar na forma.
11. Para preparar o glacê, colocar a manteiga e a água dentro de uma caçarola e leve ao fogo até atingir o ponto de fervura. Com o auxílio de uma concha, colocar os pedaços de chocolate picados no centro. Retirar do fogo e esperar alguns minutos.
12. Com uma espátula e trabalhando sempre do meio para fora, incorporar o líquido ao chocolate. Mexer até estar tudo bem misturado, mais uma vez tomando cuidado para não deixar entrar ar. O glacê deve apresentar um brilho suave.
13. Espalhar uma camada do glacê sobre o brownie e arrastar um pente de confeiteiro ou um garfo fazendo ondulações.



14. Cortar em quadrados usando uma faca molhada com água quente e servir acompanhando um café.

rendimento: 24 brownies

Nenhum comentário:

Postar um comentário