Ontem acordei bem cedinho e fui até a Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema buscar minhas encomendas na Feira de Orgânicos. Faz alguns dias eu buscava algum fornecedor de flores comestíveis. Pedi uma indicação para a Chef Roberta Sudbrack e ela me apresentou os Orgânicos da Fátima. Entrei em contato com a Fátima e fiz minhas encomendas. Além das flores encontrei inúmeros produtos de altíssima qualidade e conheci a Fátima que é uma delícia de pessoa e que com certeza vai me ver mais vezes na sua barraca.
Orgânicos da Fátima |
Fui à feira buscar as flores para a Oficina de Soufflés que dei ontem. Para acompanhar o soufflé salgado fiz uma saladinha que só foi possível graças aos produtos da Fátima. Usei uma florzinha chamada Borago ( Borago officinalis L. ) que fez sucesso na noite. Também conhecida como borragem, borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, é uma planta medicinal. O borago é uma plantinha herbácea, mediterrânea, que cresce em terras ricas em azoto. Fora de algumas zonas da Alemanha ou do norte da Espanha onde é utilizada como legume, o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes. É uma planta rica em mucilagem e nitrato de potássio, tendo propriedades emolientes, sudoríferas e diuréticas, utéis no tratamento de sintomas relacionados aom a gripe, bronquite, afecções das vias urinárias, herpes e sarampo, entre outros. É também utilizada em medicamentos indicados para alívio da tensão pré-menstrual e em anti-inflamatórios para patologias relacionadas com inflamações e tumores.
Seu uso é mais conhecido através do óleo de borragem. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão. É também indicado o uso de chás, mas por folhas da borragem possuirem pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtração. As suas flores e folhas contêm alcalóides pirrolizidínicos, pelo que o uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez.
Borago |
A Oficina foi um sucesso e aos poucos vou postar aqui as receitas que ensinei lá. A primeira receita é a desta salada e dedico esta postagem à Fátima e às minhas alunas queridas.
Ingredientes
Para a Salada
2 colheres de sopa de gergelim preto
1 manga cortada em lâminas
misto de folhas orgânicas ( mostarda, folha de beterraba, brotos de alface, rúcula e agrião )
flores comestíveis orgânicas a gosto
Para o Molho
1 iogurte natural
1 colher de sopa de curry
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
suco de 1/2 limão
sal a gosto
Modo de Preparo
1. Lavar as folhas em água corrente e desinfetar com solução clorada. Deixar escorrer bem e secar.
2. Descascar a manga e cortar em lâminas finas.
3. Torrar o gergelim rapidamente em frigideira tefal. Quando começar a pipocar é porque está bom.
4. Misturar os ingredientes numa tigela e bater com batedor manual.
5. Arrumar as folhas em pratos individuais.
6. Juntar a manga.
7. Regar com o molho e decorar com o gergelim e as flores.
rendimento: 10 porções
eu e minhas alunas da Oficina de Soufflé |
Nenhum comentário:
Postar um comentário