Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Terrine Caprese



Esta terrine é feita com a combinação tradicional de mozarela de búfala, tomate e manjericão. Pode ser uma alternativa à tradicional salada ou servida como antepasto.

Ingredientes

Para a terrine
400g de pimentão vermelho
950g de mozarela de búfala em bolas
750g de tomates grandes
15g de folhas de manjericão fresco
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
6 colheres de sopa de molho vinagrete simples 

Para o vinagrete
2 colheres (chá) de água
1 colher (chá) de echalota ou cebola roxa bem picada
4 colheres (chá) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
120 ml de óleo de semente de uva ou de girassol


Modo de Preparo
1. Colocar todos os ingredientes do vinagrete em um vidro de boca larga com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Tampar e sacudir vigorosamente, até o molho adquirir uma consistência cremosa. Coar em uma peneira de malhas grossas para retirar a cebola.
2. Preaquecer o forno a 200°C
3. Lavar os  pimentões, retirar a parte de cima ( cabo ) e as sementes. Colocar 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta dentro de cada pimentão e arrumá-los em um tabuleiro ( assadeira ).
4. Levar ao forno por 25 minutos



5. Enquanto os pimentões assam, cortar as bolas de mozarela em fatias de 1/2 cm de espessura. Arrumar as fatias em uma única camada sobre um pano de prato limpo. Desta forma a água da mozarela será absorvida.
6. Retirar as tampas do tomates e fazer uma cruz com uma faquinha afiada na parte de baixo dos tomates. Colocá-los um a um na água fervente e deixar por 30 segundos. Retirar da água e mergulhar numa vasilha com água e gelo. Retirar a pele. Após retirar a pele de todos os tomates, repetir o procedimento que foi descrito acima para  as bolas de mozarela.
7. Quando os pimentões estiverem assados, retirá-los do forno. Colocar os pimentões  em uma tigela, cobrir com um filme plástico e deixar por no mínimo 5 minutos. Assim a pele será removida com mais facilidade. Retirar os pimentões da tigela, retirar a pele dos mesmos e cortá-los em 4 pedaços.



8. Retirar os tomates e a mozarela do pano de prato. 



9. Untar uma forma de terrine com um pouco de azeite e forrar a mesma com 3 camadas de film plástico pressionando bem no canto das formas. O film deve cobrir todao interior da forma e sobrar para fora do tamanho da lateral da forma.
10. Montar uma camada de mozarela no fundo da forma.



11. Montar sobre a camada de mozarela uma camada de tomate e regar com 2 colheres de sopa de molho vinagrete.



12. Montar uma camada com as folhas de manjericão.



13. Arrumar uma camada com os pimentões.



 14. Repetir as camadas até encher a forma e terminar com uma camada de mozarela. Fechar com as abas de filmee apertar delicadamente.



15. Enrolar em filme plástico um objeto com peso e formato de um tijolo e colocá-lo em cima da terrine. Se você não tiver algo semelhante a um tijolo use um objeto que possa pressionar a terrine, como por exemplo, uma tábua de cozinha com algum outro objeto pesado por cima.






16. Colocar em uma assadeira. Fazer alguns furos no film ( lateral da terrine ) para liberar a pressão e permitir que o excesso de líquido escoe.
17. Levar à geladeira por no mínimo 6 horas. O ideal são 24 horas.
18. Retirar da geladeira, virar a terrine em uma tábua e cortar em fatias sem retirar o film plástico.
19. Colocar a fatia em um prato, retirar o film, decorar com folhas que te agradem ( gosto de usar o radicchio roxo ), folhas de manjericão, um pouco de molho vinagrete e servir.


rendimento: 10 porções



Um comentário: