Translate

domingo, 26 de dezembro de 2010

Peru com Ervas e Farofa Especial



Amigos queridos mais um Natal e mais uma vez passei trabalhando!! Trabalhar entre amigos não tem preço!!! A Família Costa Fernandes faz parte da minha vida a anos e preparar a ceia desta família querida foi um grande prazer. Este ano fiz a ceia completa. Desta ceia publicarei a receita do Peru com Ervas que além de lindo foi muito elogiado.
Parece simples fazer um peru. Ele vem com termômetro pra avisar quando está pronto e por ai vai, mas não é bem assim. Se não cuidarmos dele direiritinho a carne fica seca e toda a beleza e sabor do prato se perde ai.
O Peru com Ervas não é tão simples de se fazer, mas o resultado de tanto trabalho vai ser compensado na hora que vocês provarem. Carne macia e saborosa, além da estética do prato que embelezará sua mesa!!
A família é enorme, mas dedico esta receita a D. Maria Antônia, a Tia Kaká!!!
BOAS FESTAS!!!!


Eu, Tia Kaká e a Ceia


PERU COM ERVAS

Ingredientes
1 peru de 4 kg
100 g de manteiga
1/4 de maço de salsinha e cebolinha
8 folhas de sálvia
8 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
2 folhas de louro
2 limões cortados ao meio
8 dentes de alho
750 ml de vinho branco seco
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
1. Aquecer o forno a 180°C e untar uma assadeira com azeite.
2. Com cuidado, soltar e levantar a pele do peito e das coxas do peru. Espalhar a manteiga diretamente na carne, sob a pele. Nas partes mais carnudas, distribuir folhas de salsinha e de sálvia e voltar a pele para o lugar.



3. Espalhar manteiga sobre a pele e polvilhar com sal e pimenta.
4. Colocar o tomilho, a sálvia, o alecrim, o louro, o restante da salsinha, cebolinha, os limões e  o alho na cavidade do peru.
5. Com um barbante, amarrar as pernas e as asas do peru para que não se soltem enquanto assa. 6. Acomodar a ave na assadeira e regar com o vinho.
7. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno por no máximo 3 horas, banhando de vez em quando com o líquido da forma.
8. Descartar o papel, aumentar a temperatura para 220°C, pincelar o peru com azeite, colocar  papel alumínio nos ossinhos das coxas (para eles não queimarem)  e voltar ao forno por mais 40 minutos, até que esteja dourado e macio. Observar se as coxas se movimentam com facilidade e espetar a parte mais carnuda com um garfo para ver se os sucos sobem claros.
9. Retirar do forno e transferir o peru para uma bandeja.

FAROFA

Ingredientes
80 g de passas brancas
80 g de passas pretas
80 g de damascos secos picados grosseiramente
4 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira ( para dar aroma )
1 xícara de manteiga
1 colher e 1/2 (sopa) de alecrim picadinho
80g de bacon picadinho
4 colheres (sopa) de cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de gengibre picado
500 g de farinha de mandioca crocante
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
1. Fritar o bacon. Reserve com o óleo que soltar dele.
2. Numa vasilha de vidro colocar as passas brancas e pretas e a água de flor de laranjeira. Deixar reservado.
3. Aquecer a panela, colocar a manteiga e esperar derreter. Juntar a cebola e refogar até ficar transparente. Adiconar o alho, mexer um pouco. Juntar o bacon, o alecrim, o gengibre, o damasco. Mexa bem. Juntar a farinha e misturar bem. Adicionar o sal.
4. Com o auxílio de uma colher juntar as passas que estavam de molho. Mexer bem e espere dourar.

FINALIZAÇÃO

1. Retirar o alumínio que protege os ossinhos das coxas.
2. Desamarrar as pernas e asas do peru.
3. Com uma pinça retirar todas as ervas, limões e alho que estão na cavidade e jogar fora.
4. Preencher a cavidade com a farofa sem encher demais.
5. Espalhar o restante da farofa ao redor do peru.
6. Escolher alguns ramos de tomilho e alecrim. Na cavidade, espetar algumas folhas de tomilho e na outra extremidade do peru espetar os ramos de alecrim.
7. Decorar com physalis e Carambola cortada em estrelas espalhadas sobre a farofa.
8. Escolher um fita e fazer um amarrado nos ossinho das coxas


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Montebianco ou Mont Blanc



O Montebianco ou Mont Blanc é um doce de origem francesa, mas muito comum na Itália, principalmente nas regiões de Piemonte e Lombardia. É feito com castanhas portuguesas misturadas ao leite, açúcar, chocolate e rum. É servido com chantilly e pode ser decorado com pedacinhos de marron glacê ou chocolate. É uma sobremesa muito usada no Natal italiano. Sempre gostei das castanhas servidas no nosso Natal brasileiro, mas me lembro da primeira vez que provei este doce. Me apaixonei!!!  Ele não é muito doce, é bonito de se ver com o purê de castanhas em forma de espaguete misturado ao chantilly. Simplesmente delicioso!!! Aprendi a fazer no Restaurante Sale Grosso em Treviso, onde trabalhei a maior parte do tempo que vivi na Itália. Estamos perto do Natal e por isso escolhi esta sobremesa especial pra compartilhar com vocês e serve também como uma variação das castanhas que enfeitam nossas mesas.
Ele é chamado de Montebianco porque costuma ser servido em forma de montanha coberta com o creme, mas aprendi a fazê-la e servir individualmente, e confesso que achei a apresentação mais bonita.
Receitinha dedicada à minha amiga querida Alexandra Barcellos, a Xandoca que ama estas castanhas...rs


Eu e Xandoca



Ingredientes
1 kg de castanha portuguesa
1,25 l de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa de chocolate em pó
1 colher (sopa) de rum
250 ml de creme de leite fresco
Marron Glacê francês ou chocolate meio amargo (para decorar)

Modo de Preparo
1. Lavar as castanhas em água corrente. Com uma faquinha afiada fazer um corte em cruz na base de cada castanha.
2. Numa panela grande, colocar as castanhas e cobrir com água. Levar ao fogo alto e deixar cozinhar por 1h e 30 minutos ou até romperem os cortes em cruz. Se preferir, poderá cozinhar na panela de pressão por apenas 10 minutos.
3. Retirar as castanhas da panela e descascar com uma faca afiada. A película marrom que fica entre a casca e a castanha também deve ser retirada.
4. Voltar com as castanhas para a panela. Acrescentar o leite, 2 colheres (sopa) de açúcar e levar ao fogo alto. Quando ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar mexendo sempre, até obter um creme espesso.
5. Num espremedor de batatas, sobre uma tigela com a manteiga, passar o creme ainda quente. Acrescentar o chocolate, 2 colheres (sopa) de açúcar e o rum. Misturar bem até ficar homogêneo.
6. Numa tigela com tampa, colocar o purê de castanhas e levar à geladeira por até 2 dias para apurar o sabor.
7. Bater o creme de leite em ponto de chantilly e reservar.
8. Em cima do recipiente que escolher pra servir o doce, passar o purê pelo espremedor de batatas novamente. Ele vai ficar com aspecto de espaguete.
9. Decore com o chantilly e por cima poderá espalhar delicados pedacinhos de marron glacê ou chocolate picado ou ainda cacau em pó.

rendimento: 6 porções