Translate

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Feira na rue Mouffetard




Ao lado da rua que estamos está a rue Mouffetard com uma feira das melhores que já vi. A Mouffetard é uma via cercada de lojas de comida por todos os lados que começa no encontro do Quartier Latin com o Jardin des Plantes e vai descendo as encostas parisienses. Esta ladeira da Rive Gauche é uma perdição pra quem gosta da boa gastronomia...a rua é como uma comprida ilha de sabores, um caminho de paralelepípedo cercado de lojas de comida, bares e restaurantes por todos os lados. As lojas tomam as calçadas com seus produtos frescos. Ali encontramos o melhor de todos os produtos gastronômicos da França. Também há artistas pela rua. Nesta rua encontramos uns fornos famosos ai no nosso Brasil que chamamos de "televisão de cachorro"...aqueles com frangos girando. Eles são assados e no último nível do forno ficam as batatinhas que vão assando e recebendo o tempero do frango que cozinha acima...compramos e levamos pra casa e foi este o nosso almoço de hoje...bom demais. Um conselho: não percam as feiras em Paris e muito menos a desta ladeira charmosa e perfumada!!! Z!!




bolsas cheias depois da feira






Siris enormes...


Pães de encher os olhos

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Chegueiiiiii





Cheguei em Paris e só pra começar eu e Tia armamos uma singela mesa com queijos, vinho e a famosa baguette...hummmmmmmmmm
Ainda cansada, mas prometo novidades por aqui durante a viagem.
Vai ai foto da mesinha.
Bjs
Z!!!

sábado, 10 de julho de 2010

Azul...meu braço direito





Amigos do blog, tenho dois braços nos eventos que faço. Um é o Suzano que já mereceu foto aqui. Faltava o Azul, que se chama Nilson e eu o chamo de Azul desde o primeiro dia que mexemos panelas juntos. Tudo de bom como cozinheiro e pessoa...sempre de bem  com a vida...digo que trabalhar com ele só me dá alegria. Fizemos um casamento hoje...a dupla , o Grupo Paludo e mais um sucesso!!!  Com ele basta falar uma única vez e tudo rola como tem que ser...posso sair e deixar a cozinha com ele que o rapaz não erra...trabalha redondinho esse magrelo. AZULLLLLLLLLLLLL...olha você aqui na Cozinha da Zela!!! Bjs

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pronta pra voar!!!!



Amigos as malas já estão prontas, só falta embarcar e domingo estou voando para alguns lugares que já conheço e outros que ainda não fui. Férias da Babi...vamos eu, mãe, Babi e tia pra passear e vou aproveitar para fazer uns cursos na l'Ecole de Cuisine Alain Ducasse. O roteiro é simples: Paris, onde alugamos um apto na rue Monge, Quartier Latin. Depois um trem pra Bruxelas, Bruges, Amsterdam e pra finalizar, a querida Lisboa!!!
Muitas coisas vou contar de lá. Já tenho roteiros gastronômicos deliciosos...as feiras imperdíveis  de Paris, algumas rotas de vinhos na França e Portugal....enfim, mando notícias pelo Blog. 
Antes de ir, farei um casamento no sábado e se der tiro umas fotos e posto aqui.
Fiquem de olho e até a volta!!!
Bjs
Z!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Costeletas de Cordeiro ao molho de hortelã com Batata ao gratin




Essas costeletas foram um sucesso no mesmo jantar que fiz o Pappilote. Servi e depois chegaram na cozinha vários pedidos de bis. O segredo é o tempero e o ponto certo da carne, o molho de hortelã na consistência exata....enfim, vamos à receita.
Antes de começar, dedico esta receita a minha amiga Christine Hamberger, fã incondicional destas costeletas.

Ingredientes
6 costeletas de cordeiro
2 dentes de alho
1 maço de hortelã fresca
sal
azeite extra-virgem o quanto baste
pimenta-do-reino moída na hora

Para o molho de hortelã
100g de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
200 ml de caldo de carne ( se precisar coloque mais até dar o ponto )
300 ml de vinho tipo madeira
6 colheres de sopa de aceto balsâmico

Modo de Preparo
1. Picar um pouco de folhas de hortelã e fazer um mistura com alho ( inteiro ), azeite, sal e pimenta. Deixar marinar.
2. Espalhar um pouco de azeite nos dois lados das costeletas e selar em chapa, frigideira ou grelha bem quente ( cerca de 2 minutos para cada lado das costeletas ).
3. Preparar o molho de hortelã da seguinte forma: levar ao fogo a manteiga até derreter, polvilhar a farinha de trigo aos poucos mexendo sempre até corar. Juntar pouco a pouco o caldo de carne e os resíduos do selamento das costeletas. Mexer até encorpar. Se precisar acrescentar mais caldo até acertar a textura ( nem muito grosso e nem muito fluido ). Juntar o vinho e o aceto. Mexer bem até evaporar o álcool e encorpar o molho. Experimentar e corrigir o sal e a pimenta. Desligar o fogo, juntar hortelã picada e mexer.
4. Colocar as costeletas em um tabuleiro e levar ao forno a 220º por 5 minutos. Retirar do forno e colocar as costeletas na panela com molho.
5. Arrumar as costeletas nos pratos ( duas por prato ) cruzando os ossos, pois assim ficam em pé e o efeito visual é bonito.
6. Regar o molho por cima das costeletas e servir acompanhado de gratin de batata ( receita aqui no blog...a receita do blog é com batata baroa, que poderá ser substituida por batata inglesa se preferir ).
rendimento: 3 porções

Obs: Selar a carne, é um dos “segredos da cozinha”; é o nome que damos ao processo de dourar a superfície da carne, rapidamente, em uma superfície muito quente, seja ela chapa, frigideira ou grelha.
Selar quer dizer, literalmente, fechar; fechamos a superfície da carne para que seus sucos naturais sejam preservados, com isso garantimos a maciez e a suculência da carne.
É fácil, espalhe o óleo ou o azeite na carne e passe por uma superfície quente, espere que comece a dourar, vire e frite do outro lado.
Vale ressaltar que não adianta nada selar a carne e depois espetar com um garfo, ou mesmo usar uma faca como apoio para virar a carne, todos os sucos que estavam retidos na carne agora tem por onde sair. Use uma espátula para carnes.

Um Anjo em Minha Vida




Existem pessoas que entram na nossa vida devagarinho, se instalam e crescem sem que percebamos. Existe uma lourinha de olhar doce mas que não tem nada de frágil. Gaúcha, determinada e guerreira. Esta pessoa que eu chamo simplesmente de Li se chama Elisângela Paludo, anjo bom que cruzou o meu caminho nas cozinhas da vida. Ela me chama de Gigi, dá idéias, ensino coisas pra ela e ela pra mim e assim vamos criando uma parceria. Essa gauchinha quebra um monte de galho pra mim quando preciso de socorro nos eventos que faço. Por tudo isso e por muitas coisas que ainda faremos juntas, dedico um cantinho deste blog a ela. Li, te admiro muito. Conte comigo sempre!! Bjs da Gigi


Pappilote de Frutos do Mar ao Champagne





Fiz este prato em um jantar pra 8 pessoas semana passada. O refogado de frutos do mar com alho-poró e champagne perfumou toda a cozinha. Montei os embrulhinhos, levei ao forno e o perfume tomou conta da casa. Simples e divino!!! Z!!

Ingredientes
200g de lulas limpas e cortadas em rodelas
200g de polvo limpo e picado em pedaços delicados
200g de camarão cinza limpos
50g de alho-poró cortado em rodelas finas
azeite extra-virgem o quanto baste
1 colher de sopa de manteiga
1 copo de champagne
2 folhas de louro
1 limão
sal e pimenta a gosto
papel manteiga

Modo de Preparo
1. Cozinhar a lula e o polvo em panelas separadas com água, sal, louro ( 1 folha em cada panela)  e limão cortado ao meio ( 1 metade para a lula e outra para o polvo ).
Assim que a água ferver, deixar a lula cozinhar por 10 minutos e o polvo por 30 minutos ( atenção para não cozinhar demais, pois ficará borrachuda ). Experimentar antes de desligar o fogo. Escorrer e reservar.
2. Temperar o camarão com sal e limão ( atenção ao sal, pois ele será usado no final da receita e se colocar muito no camarão correrá o risco de salgar o prato ).
3. Numa frigideira, colocar o azeite e deixar esquentar. Juntar a manteiga e quando derreter acrescentar o alho-poró e refogar por uns 5 minutos.





4. Juntar os frutos do mar juntos ao refogado e saltear até pegarem cor ( não muito tempo para o camarão ficar macio ).
5. Regar com champagne e esperar evaporar.
6. Temperar com sal e pimenta e desligar o fogo.





7. Cortar o papel manteiga em quadrados de 40 x40 cm. Colocar o recheio no meio do papel, fazer um embrulho e arrumar numa forma.




8. Levar ao forno a 220º por 5 a 10 minutos e servir.
rendimento: 5 porções